O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

quinta-feira, 23 de abril de 2009

FORÇA muita força e coragem !...

joaquim henriques o colega 71 disse...

Joaquim Henriques digo meus caros amigos eu faço parte da classe dos Patrões que os colegas tanto falam,não sei se sou melhor ou pior que os meus colegas proprietarios, mas talvez seija diferente.OU para pior ou para melhor? Isso cada um tem o seu ponto de vista,sou como sou eu proprio e como tal estou a partecipar neste blog porque acho que e' muito interessante todos PARTECIPARMOS e darmos o nossa openião.Caros colegas em relação a segurança a camara deu os aparelhos do GPS e no's pagavamos a mensalidade,que era um prencipio para a colucação da camara de vigilancia era o obejectivo inicial, mas nunca ,mais se falou da instalação,porque a ANTRAL não tem muito interesse por enquanto no assunto.CLARO OS COLEGAS PERGUNTAM ENTÃO A ANTRAL NÃO E'UMA REPRESENTAÇÃO DOS PATRÕES?. CLARO QUE E'! Mas e' uma Associação que tera' que devender os seus interesses.E ESTE ASSUNTO FICA PARA TRAZ. E OS PATRÕES neste caso pouco ou nada podem fazer. OUTRO assunto que se fala no blog e nas praças e'para formar uma associação dos motoristas de taxis do conselho de cascais entre empregados e patrões,mas que excelente ideia, se esta ideia avançar e' formar ja' uma comissão para formar uns estatutos para poderem pareciparem em varias reuniões ,COM A CAMARÃ A JUNTAS DE FREGUESIAS DO CONSELHO E ATE' NAS ASSEMBLEIAS DA CENTRAL . NO MEU PONTO DE VISTA ERA OTIMO. Porque assim os empregados tem a sua responçablidade nas organizasões,e com ideias novas. Mas e' uma luta muito dura porque os velhos do restelo não querem perder o poder? MAS FORÇA COM A IDEIA NÃO DESISTEM. PARA BEM DA CLASSE . FORÇA FORÇA FORÇA eu digo FORÇA porque e' preciso muita força e coragem.


COMENTARIOS :
http://forcanaptt.forums-free.com/anteprojecto-da-associacao-t53.html

quinta-feira, 16 de abril de 2009

RTCSOL - UTILIDADE PUBLICA

“REGULAMENTO INTERNO

DEVERES DA DIRECÇÃO

Denominação, Sede, Duração e Objecto

Artº 1º

Artº 2º

a)Como serviço de utilidade pública é também objecto da Cooperativa, prestar serviço á comunidade, …

DEVERES DOS MOTORISTAS

Artº 19º
1 …
2 …
a) Prestar um serviço eficiente, salvaguardando a imagem da Cooperativa, sempre que o cliente solicite algo dentro dos limites legais.

DIREITOS DOS MOTORISTAS

Artº 43º
Os condutores das viaturas não podem solicitar mais de 2 – Informações/Recados, por turno …”


Boa noite meus amigos, conhecidos e afins.

Mais uma vez venho participar neste fórum. Local propicio para fazer uso do direito de liberdade de expressão.

Um dos objectivos da nossa Cooperativa, é de “Utilidade Pública”. Vejamos.

Hoje (11/04/2009 – 15.00 H), respondi a uma chamada para a Clínica da CUF Cascais. Chegado ao referido local, 2 senhores esperavam-me (felizmente, pois muitas vezes o cliente desaparece. Vá-se lá saber porquê?), ambos estrangeiros, um deles vestido de branco que durante o trajecto, em conversa com os clientes, vim a saber que era Enfermeiro. Pediram-me para ir o Hotel Villa Itália, mas teriam de passar pela Farmácia de Serviço.
Via rádio, 2º canal, solicitei á operadora que me informasse qual a Farmácia de Serviço em Cascais.
Resposta da operadora:
“Já não temos essa informação.”

As minhas perguntas para quem de direito e antecipadamente grato pelas respostas.

1ª Pergunta - Artº 2º Alª a) – Utilidade Pública. Porquê a recusa de dar a informação da farmácia de serviço? Não caberá a questão no conceito de utilidade pública?
Nota: Imaginem os comentários dos clientes, quando perceberam que o meu colega, Central, não me fornecia a informação.

2ª Pergunta – Artº 19º Alª 2 a) – Limites Legais. Não estará a pergunta, dentro dos limites legais, previstos no referido artigo e no bom serviço que o motorista deve prestar na salvaguarda da imagem da Cooperativa?
Nota: Imaginem a opinião do Turista em relação ao motorista de Táxi, que os passeou até uma Farmácia qualquer (Farmácia Cascais), para saber qual a que estava de serviço (Farmácia das Fontainhas).

3ª Pergunta – Artº 43º – Informações/Recados. Não caberá na leitura deste artigo a informação da Farmácia de Serviço a um Sábado á tarde vésperas de Páscoa.
Nota: De salientar o volume de serviço.

4ª Pergunta – É assim que funciona o triângulo Central/Táxi/Cliente? É assim que queremos cativar o Turismo?

Como já disse neste fórum, não estou a malhar em ninguém, estou somente a expressar o que me vai na alma.
Os mais cépticos, podem não acreditar, mas vão estando com atenção, o que se tem escrito neste fórum vai tendo algumas alterações no nosso dia a dia, no nosso trabalho, nas conversas de rua e muito importante, no funcionamento da Cooperativa. Estejam atentos.

Cumprimentos
Fernando Mateus

COMENTARIOS:
http://forcanaptt.forums-free.com/rtcsol-utilidade-publica-t57.html

quinta-feira, 9 de abril de 2009

APELO Á REFLEXÃO!


Olá caros colegas:

A moderação e o cuidado com as palavras, aconselha a que se ande devagar e bem.

Digo isto porque noto por um lado alguma eufuria, por outro uma desilusão á partida.

O meu colega paulo silva diz aqui a certa altura, que aqui é só conversa, e que temos que passar aos actos, poderei estar parcialmente de acordo, mas com uma ressalva, não existem actos sem conversa, nem projectos sem o seu inicio.

Apelar á união de todos os interessados ( patrões e empregados) para que se faça uma melhoria substancial na nossa actividade no conselho, é na minha opinião utópico, impossivel de conseguir, se partirmos duma base de confronto directo entre as partes, concordarão comigo se eu disser que ha aqui patrões que são realmente homens de grande dimensão, que tratam os seus empregados com respeito e cumprem com as suas obrigações, (eu tenho a felicidade de estar a trabalhar para um que tem sido simplesmente exepcional comigo,) assim como tambem ha empregados que nao valem um caracol, é por isso preciso ter alguma calma a abordar estas coisas.

A nossa ideia é de reunir o maior numero possivel de motoristas de taxi, ( patroes e empregados) para criar uma associação em que se discuta em qualquer lado, ( camara, juntas de freguesia, central dos taxis, etc) os interesses comuns.

Mas nao me parece uma boa ideia se formos tentados a desvalorizar o caminho ja feito aqui no blog, ou seja quando o meu amigo e colega paulo silva faz depender a sua continuidade aqui no blog, do sucesso ou nao da ideia associativa, nao me parece minimamente aceitável, embora obviamente respeitável porque é uma opinião muito dele.

Nao considero este blog inútil, mesmo que ele só cumpra a missão para a qual foi criado, esta ideia nasceu para haver um sitio onde se pudesse tornar mais visivel aquilo que se diz nas praças de taxi, para que se pudesse dar o grito de revolta quando fosse preciso, por isso reduzir isto apenas a conversa, desculpa paulinho mas nao concordo mesmo nada contigo nesse ponto, porque quem cala consente e ha que falar as coisas sempre que achamos necessário.

Dito isto sou o primeiro a responder positivamente e a subscrever a ideia da associação, de irmos trabalhando nisso com calma, e desde ja desculpem o facto de eu nao ter grande expectativa na adesão dos colegas em geral, porque nao tenho duvidas que somos uma classe desunida, e que temos ao longo dos anos feito tudo para que as coisas tenham chegado ao ponto que chegaram, lamentavelmente em prejuizo de todos nós que vivemos dentro dum taxi, muito mais tempo do que noutro lado qualquer.

É PRECISO GENTE ÚTIL, COM CORAGEM, COM ESPIRITO EMPREENDEDOR, SEM MEDOS INSTALADOS, PORQUE NADA É FEITO CONTRA NINGUEM, MAS SIM A FAVOR DE TODOS.

UM ABRAÇO.


JORGE VARANDAS

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O MEU MANIFESTO

Caros Colegas (Patrões e Empregados):

Achei por bem fazer algumas observações á ultima postagem da Administração deste blogue (da qual faço parte) para que se perceba esta nossa iniciativa (criar uma associação), bem como dos nossos objectivos:

Não temos como objectivo denegrir, nem destruir o que a RADIO TAXIS COSTA DO SOL construiu durante estes seus 35 anos de vida. O nosso objectivo é ajudar a melhorar o seu funcionamento! Uma RTCS organizada e bem gerida a todos convêm! Uma gerência idónea, séria, isenta, e competente a todos beneficia (utentes, entidades patronais, empregados e instituições que dos nossos serviços dependem). Infelizmente, o serviço que prestamos não é o melhor, por culpa de quem dirige (a Direcção), por culpa de quem deveria zelar pela legalidade das regras em vigor (as entidades patronais), bem como do serviço de Táxi (todos os motoristas). Todos somos culpados, todos devemos colaborar para corrigir o que está mal.

Devemos começar por organizar a nossa casa antes de partir para objectivos maiores! As entidades patronais estão alheadas da realidade, desconhecem os meios ao seu dispor para travar o descrédito crescente desta Cooperativa (há quem não conheça os estatutos!?). Há que conhece-los e utiliza-los em prol da Cooperativa, é essencial para todos nós. Os ESTATUTOS DA COOPERATIVA (não confundir com REGULAMENTO INTERNO) são constantemente violados por quem pensa, e quer ser dono da verdade! O interesse de poucos é sobreposto ao interesse de todos. É ilegal (assim diz o INSCOOP). É inadmissível e é intolerável! Tem de acabar! Neste ponto, nós empregados, nada poderemos fazer. Só uma participação activa dos sócios conseguirá inverter o rumo (errado) que foi tomado por esta direcção. A sua demissão é imperativa, o empenho dos sócios é essencial! Um novo rumo deve de ser tomado.

A associação que pretendemos criar, não tem como objectivo “enfrentar” as entidades patronais, nem a nossa Cooperatiava, antes pelo contrário, pretende colaborar com as mesmas. Só com uma colaboração leal, regida pelo respeito mútuo, poderemos melhorar as nossas condições de trabalho. Empregado satisfeito, patrão feliz! Prestação do Serviço melhorado! Esta associação pretender unir (Patrões e Empregados) os motoristas de Táxi, com vista a debater, criticar construtivamente, e propor soluções para os problemas desta nossa profissão. Só uma adesão considerável tornará possível esta nossa ideia. O medo de represálias têm de ser posto de parte! Tem que se dar a cara, lutar por aquilo que se acredita! Á que fazer a distinção entre Homens e GAROTOS! O falar na praça não chega, TEMOS DE AGIR! A união faz a força, acreditem nisso.

O que queremos tornar realidade não é ilegal. O associativismo é um direito expresso na constituição Portuguesa. A defesa de interesses comum é um direito adquirido.
O que por nós foi aqui apresentado (estatutos da associação), é uma ideia base. Precisa de melhorias, é certo, mas é um começo. As vossas propostas são bem vindas e essenciais, a colaboração de todos é fundamental. O debate de ideias, irá fazer-nos chegar a um consenso, é preciso uma tomada de posição da nossa parte.

É minha opinião que a conversa de café, a discussão na praça, o falar á boca fechada a nada leva! Aqui quase tudo se disse, quase tudo se discutiu! Mas é apenas isso. Conversa! Tenho como certeza que se não se avançar para outro patamar, a minha participação neste espaço não fará qualquer sentido! O diz que disse não nos leva a lugar algum. Sendo assim, depois de feitas as contas, separando os Homens dos ratos, se os últimos vencerem (depois de tanto apoio na rua!?), sou forçado a acreditar que somos uma classe desunida e sem ideais, o que temos chega-nos e é o que merecemos, estamos bem assim! Como não me revejo nesta ultima categoria, darei como concluída (com muita pena minha) a minha participação neste blogue.

João Paulo Silva

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O 2º PASSO

Chegou a hora de fazer distinções, os que nos acompanham nesta luta, e os que ficam de fora á espera dos benefícios! A decisão é vossa! À que ir á luta ! Hoje apresentamos o anteprojecto da associação que pretendemos criar. A vossa opinião é fundamental, só com o vosso apoio podemos avançar! A BOLA está do vosso lado!

Como já perceberam somos directos e frontais! O Caminho tem que ser percorrido com firmeza e determinação. Um passo em falso e tudo pode ser deitado a perder!

GLORIA AOS AUDAZES!!!

Os Administradores

Devem dirigir as vossas ideias e comentarios para :
http://forcanaptt.forums-free.com/viewtopic.php?f=32&t=53&p=116#p116

sábado, 4 de abril de 2009

SOCORRO!!! ESTOU PROTEGIDO...TENHO GPS



INCOMPETENCIA, simplesmente uma questão de incompetência.
A segurança de todos nós está na mão de incompetentes. Os nossos directores acharam por bem subsistir-se aos técnicos da GEOTAXI, estes foram por eles achados incapazes de gerir o sistema de GPS.
Está provado que a nossa cooperativa é gerida por “cérebros” com um Q.I. acima do comum mortal. Tomada em mão a hercúlea tarefa de gerir o sistema independentemente , feitos os devidos ajustes, eis que tudo funciona na perfeição! Ou não?
Alguém como eu acha que algo está errado! fez a pergunta a quem de direito, aqui está a resposta.

Nota final: É triste ser um sócio a pedir esclarecimentos, e não a central a esclarecer um sócio como é sua obrigação:

João Paulo Silva
Para ver e comentar: