O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O MEU MANIFESTO

Caros Colegas (Patrões e Empregados):

Achei por bem fazer algumas observações á ultima postagem da Administração deste blogue (da qual faço parte) para que se perceba esta nossa iniciativa (criar uma associação), bem como dos nossos objectivos:

Não temos como objectivo denegrir, nem destruir o que a RADIO TAXIS COSTA DO SOL construiu durante estes seus 35 anos de vida. O nosso objectivo é ajudar a melhorar o seu funcionamento! Uma RTCS organizada e bem gerida a todos convêm! Uma gerência idónea, séria, isenta, e competente a todos beneficia (utentes, entidades patronais, empregados e instituições que dos nossos serviços dependem). Infelizmente, o serviço que prestamos não é o melhor, por culpa de quem dirige (a Direcção), por culpa de quem deveria zelar pela legalidade das regras em vigor (as entidades patronais), bem como do serviço de Táxi (todos os motoristas). Todos somos culpados, todos devemos colaborar para corrigir o que está mal.

Devemos começar por organizar a nossa casa antes de partir para objectivos maiores! As entidades patronais estão alheadas da realidade, desconhecem os meios ao seu dispor para travar o descrédito crescente desta Cooperativa (há quem não conheça os estatutos!?). Há que conhece-los e utiliza-los em prol da Cooperativa, é essencial para todos nós. Os ESTATUTOS DA COOPERATIVA (não confundir com REGULAMENTO INTERNO) são constantemente violados por quem pensa, e quer ser dono da verdade! O interesse de poucos é sobreposto ao interesse de todos. É ilegal (assim diz o INSCOOP). É inadmissível e é intolerável! Tem de acabar! Neste ponto, nós empregados, nada poderemos fazer. Só uma participação activa dos sócios conseguirá inverter o rumo (errado) que foi tomado por esta direcção. A sua demissão é imperativa, o empenho dos sócios é essencial! Um novo rumo deve de ser tomado.

A associação que pretendemos criar, não tem como objectivo “enfrentar” as entidades patronais, nem a nossa Cooperatiava, antes pelo contrário, pretende colaborar com as mesmas. Só com uma colaboração leal, regida pelo respeito mútuo, poderemos melhorar as nossas condições de trabalho. Empregado satisfeito, patrão feliz! Prestação do Serviço melhorado! Esta associação pretender unir (Patrões e Empregados) os motoristas de Táxi, com vista a debater, criticar construtivamente, e propor soluções para os problemas desta nossa profissão. Só uma adesão considerável tornará possível esta nossa ideia. O medo de represálias têm de ser posto de parte! Tem que se dar a cara, lutar por aquilo que se acredita! Á que fazer a distinção entre Homens e GAROTOS! O falar na praça não chega, TEMOS DE AGIR! A união faz a força, acreditem nisso.

O que queremos tornar realidade não é ilegal. O associativismo é um direito expresso na constituição Portuguesa. A defesa de interesses comum é um direito adquirido.
O que por nós foi aqui apresentado (estatutos da associação), é uma ideia base. Precisa de melhorias, é certo, mas é um começo. As vossas propostas são bem vindas e essenciais, a colaboração de todos é fundamental. O debate de ideias, irá fazer-nos chegar a um consenso, é preciso uma tomada de posição da nossa parte.

É minha opinião que a conversa de café, a discussão na praça, o falar á boca fechada a nada leva! Aqui quase tudo se disse, quase tudo se discutiu! Mas é apenas isso. Conversa! Tenho como certeza que se não se avançar para outro patamar, a minha participação neste espaço não fará qualquer sentido! O diz que disse não nos leva a lugar algum. Sendo assim, depois de feitas as contas, separando os Homens dos ratos, se os últimos vencerem (depois de tanto apoio na rua!?), sou forçado a acreditar que somos uma classe desunida e sem ideais, o que temos chega-nos e é o que merecemos, estamos bem assim! Como não me revejo nesta ultima categoria, darei como concluída (com muita pena minha) a minha participação neste blogue.

João Paulo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário