O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Muitos taxistas vão trabalhar ilegalmente em 2012


Muitos taxistas vão estar a trabalhar ilegalmente em 2012 porque não conseguem fazer os exames médicos e psicológicos dentro do prazo estipulado, alertou hoje o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).

Florêncio Almeida disse que o "problema é a obtenção do atestado do delegado de saúde, que tem de ser o da área de residência, e muitos só têm consulta para abril".

Em causa está uma imposição da União Europeia, segundo a qual todos os taxistas com mais de 65 anos ou com licenças de condução emitidas antes de 1998 têm de fazer exames médicos e psicológicos até 25 de Janeiro de 2012.

O responsável disse ainda à Lusa que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) se tinha comprometido a receber os processos provisoriamente, "desde que se provasse que a consulta para o delegado de saúde estava marcada", mas não os está a aceitar.

Para o presidente da ANTRAL, a maioria dos taxistas ainda não conseguiu concluir o processo mas vai continuar a trabalhar, mesmo ilegalmente.

"A maioria vai continuar a trabalhar. Não podem parar", assegurou.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Viajar pela leitura no Cairo... dentro de um táxi

Ir de um ponto ao outro da capital do Egipto num táxi pode ser uma missão extenuante, dadas as intermináveis filas de trânsito. Ou assim o era... Desde o início de Novembro, 50 táxis transformaram-se numa espécie de bibliotecas rolantes ao oferecerem aos seus passageiros leituras variadas. E já há mais 70 em lista de espera, sendo que as previsões apontam para que até ao fim de 2012 nasçam dois mil táxis-biblioteca. O programa, também de incentivo à leitura "num país em se tem pouco tempo livre para este tipo de lazer", é uma iniciativa da rede de livrarias Alef Bookstores e conta com o apoio do Turismo do país. Entre os títulos, predominam as pequenas ficções e as sátiras, mas já há passageiros a "solicitarem títulos específicos" e outros que "oferecem os seus próprios livros gratuitamente". Ler no trânsito parece estar a ganhar forma e, segundo o Turismo do Egipto, "muitas companhias de táxi querem inclui-los nas suas unidades e várias editoras e livrarias desejam fazer parte do projecto".

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Homem tenta violar taxista e consuma o crime em prostituta em Portimão

Estava em liberdade há quatro meses, depois de cumprir pena por violação, e em dois dias tentou violar uma taxista e consumou o ato numa prostituta. A diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ) e Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram este homem, pela prática de crimes sexuais. O caso ocorreu em Portimão, sendo que o suspeito, de 27 anos, acabou em prisão preventiva.
Um homem de 27 anos foi detido pela PJ e pela GNR de Portimão, pela prática de dois crimes – um na forma tentada, outro na forma consumada. Os atos ocorreram em dois dias apenas: tentou violar uma taxista, que conseguiu evitar a agressão sexual, e conseguiu a violação numa prostituta, no dia seguinte, junto a uma estação de comboios naquela cidade.
O suspeito foi sujeito a um interrogatório judicial, sendo que o juiz decretou prisão preventiva, até porque estava perante um homem que já tem um histórico de agressões do género e que cumpriu pena de prisão por violação. Em liberdade há quatro meses, o suspeito enfrenta agora nova pena.
A Polícia Judiciária e a GNR de Portimão conseguiram deter o suspeito, na madrugada do passado domingo. Os inspetores e agentes foram para o terreno, depois de a prostituta ter apresentado queixa na esquadra da Polícia de Segurança Pública. Segundo a mulher, o homem obrigou-a a ter relações sexuais sem preservativo.
As autoridades necessitaram de apenas 20 horas para referenciar e deter o suspeito, que não apresentou qualquer tipo de resistência, aquando da detenção. E só após a captura do predador foi possível perceber que se tratava da mesma pessoa que, antes, tentara violar uma taxista de Lagos, na quinta-feira, mas sem sucesso.
O Correio da Manhã contou a história dessa tentativa de violação, que ocorreu no Mercado Municipal de Lagos. O homem entrou no táxi e solicitou que fosse conduzido até uma local ermo, em Monte Canelas.
A mulher, de 50 anos, foi despida e amarrada, mas a violação não foi consumada. O suspeito roubou o carro e abandonou-o a cerca de três quilómetros do local. O homem está agora em prisão preventiva, pela prática de dois crimes e com um histórico que deverá agravar a pena.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Algarve: PJ e GNR efectuam várias detenções

Polícia Judiciária anunciou detenção de suspeito pela prática de crimes de roubo e detenção de assaltante a taxista. E em Almancil, a GNR deteve quatro indivíduos por furto.


A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, identificou e deteve um homem pela presumível prática de dois crimes de roubo, ocorridos entre Junho e Setembro do corrente ano.

O arguido, conjuntamente com outros indivíduos, entrava em estabelecimentos comerciais da zona de Albufeira munido com uma espingarda caçadeira de canos cerrados e intimava as vítimas a entregar-lhe as quantias monetárias existentes em caixa.

O arguido, de 27 anos de idade, foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Noutro caso, a PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, e com a colaboração da GNR local, após a realização de várias diligências de investigação, identificou e deteve um homem, pela prática de um crime de rapto e de roubo a uma taxista que operava na zona de Lagos.

O detido, de 27 anos de idade, vai ser presente no dia de hoje a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por convenientes.

E em Almancil, a GNR deteve quatro estrangeiros, na tarde do dia 17, por furto.

Os indivíduos, com idades compreendidas entre os 33 e os 59 anos, estavam a furtar alumínio num condomínio particular quando foram vistos pelos seguranças do espaço que os retiveram até à chegada dos militares. Foram notificados para compareceram em tribunal.

domingo, 18 de dezembro de 2011

São Paulo pode ter primeira frota de táxis elétricos do País


São Paulo deve se tornar a primeira cidade brasileira a ter parte da frota de táxi formada por carros com motores elétricos e a gasolina. A Associação das Empresas de Táxi de Frota (Adetax) vai começar a estudar na próxima semana a viabilidade da ideia, segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo deste sábado. O órgão quer saber os custos de manutenção e de consumo de combustível para definir o uso, e afirmou que o alto custo dos veículos nãoé um impeditivo. O plano da Secretaria Municipal de Transportes é que os frotistas possam aumentar o número de veículos de suas empresas. A prefeitura liberaria as licenças desde que os carros fossem híbridos, menos poluentes. A prefeitura de São Paulo, segundo o jornal, sugeriu dois modelos de carros, ambos importados. Um dos veículos, fabricado pela Ford, já está no mercado ao preço médio de R$ 130 mil. Outro veículo pela japonesa Toyota, que só deve chegar às lojas no segundo semestre do ano que vem. A principal vantagem seria ambiental, já que há modelos de carros híbridos que não emitem poluentes no ar se circularem com velocidade abaixo de 70 km/h. Os carros elétricos sugeridos pela prefeitura são carregados durante o trânsito, na frenagem

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mulher taxista vítima de carjacking


"Estou viva!" Ainda bastante transtornada pelos acontecimentos, ‘Maria’ (nome fictício) deslocou-se , por duas vezes, à praça de táxis junto do Mercado Municipal de Lagos, para desabafar com os colegas de profissão sobre o sequestro, tentativa de violação e roubo de que foi vítima.
 ‘Maria', com cerca de 50 anos, ainda coxeava e apresentava escoriações na face. Não quis dar muitos pormenores, alegando estar "mal psicologicamente", mas confirmou a agressão. Disse que "desconfiou" do cliente assim que ele entrou no seu carro, na praça de táxis, em Lagos, entre as 15h30 e as 16h00 de anteontem. "Estava a vê-lo pelo retrovisor e ele esperou pelo meu carro", disse a taxista.
O ‘cliente', um jovem de estatura baixa, com cerca de 20 anos, indicou a direcção do Autódromo do Algarve e depois foi dando direcções mais curtas, o que reforçou a desconfiança da motorista. O táxi desviou para a Senhora do Verde e parou num ermo em Monte Canelas.
O agressor colocou-se mesmo atrás do banco da motorista e ameaçou-a de morte. "Lutámos os dois e rasguei a camisa dele", disse ‘Maria'. "Ela pediu socorro, pelo rádio, mas não ouvimos", referiu o colega Rui Martins.
O agressor despiu e amarrou a vítima, mas não a violou. "Não sei porque me largou logo", disse ‘Maria'. O jovem fugiu, então, no táxi que abandonou três quilómetros à frente. Deixou no carro os dois telemóveis da vítima e, segundo esta, levou 40 euros.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Taxi Em Alto Estilo


Que tal chamar um táxi normal e ser recebido por um Porsche Panamera ou uma Ferrari F430 Spider? Uma acção promocional do Trident tornou a proeza possível na cidade de Guadalajara, no México.
A empresa que produz a famosa pastilha elástica, trocou um Nissan Sentra e um Tsuru pelos dois super-desportivos devidamente caracterizados de amarelo com o quadriculado preto e as luzes próprias para se encaixar dentro das regras para táxis da região.
Posicionados na filas de saída de lojas e restaurantes, os carros recebiam os passageiros pouco a pouco e deixaram alguns transeuntes curiosos. O taxista? Um piloto experiente para dar ao cliente uma corrida com emoção.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Táxi Online ---- PEDIR TÁXI PELA INTERNET

A Retális - Rádio Táxis de Lisboa disponibiliza-lhe através de um simples processo de registo, a possibilidade de pedir táxi pela internet (ebooking).

Como funciona:
Ao fazer o registo o cliente indica a morada para onde habitualmente pretende o táxi (domicilio, empresa, hotel, etc.), de seguida a Retális envia o nome de utilizador e password que utilizará na área ebooking do nosso site (guardar como favorito).
Ao entrar, poderá pedir o táxi para o momento, clicar em “enviar reserva” e quando surgir “Tem a certeza que deseja fazer esta reserva?” clicar “sim”, se desejar fazer a reserva para mais tarde, seleccionar dia e hora pretendido e seguir o processo de “enviar reserva”.
O serviço ebooking da Retális dá-lhe a possibilidade de poder sempre consultar o registo de todos os serviços pedidos “Histórico Serviços”, e quando feita a reserva qual o táxi seleccionado, quando liga o taxímetro e quando termina o serviço “Estado do serviço”.
Poderá ainda escolher características do táxi que pretende, tais como, ar condicionado, carrinha, mala grande, multibanco, 7 lugares, mobilidade reduzida, em “Tipo de serviço”.
Vantagens:
Evita custos de chamadas telefónicas
Evita perda de tempo a ligar para a Central
Mais rapidez na entrega do serviço, pois é directo cliente → táxi

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dirigir táxi em Londres causa alterações no cérebro

Estudo mostrou que motoristas profissionais londrinos têm aumento de parte cerebral relacionada com memória e orientação espacial

Em Londres, para se tornar taxista é preciso decorar milhares de ruas e passar por exames difíceis

Cientistas descobriram que taxistas de Londres têm a estrutura cerebral alterada por causa do treinamento intensivo para obter a licença de trabalho. Eles apresentam mais massa cinzenta na parte posterior do hipocampo e menos na frente do hipocampo, em comparação com as outras pessoas. O hipocampo é a área do cérebro relacionada com a memória e orientação espacial. A descoberta é mais uma prova de que o aprendizado altera o cérebro do adulto, o que é uma boa notícia para a educação de adultos e a reabilitação de doenças cerebrais.
Pesquisadores da University College of London analisaram, por quatro anos, imagens de ressonância magnética de 79 candidatos a taxista e um grupo de pessoas que não dirigiam profissionalmente. De acordo com o estudo, no começo, todos os participantes não apresentaram diferenças tanto em relação à estrutura cerebral quanto à memória. Porém, o quadro mudou três ou quatro anos depois: os pesquisadores encontraram o aumento de massa cinzenta na parte posterior do hipocampo dos candidatos que se tornaram taxistas. Não foram observadas mudanças no cérebro dos candidatos que não passaram nos testes, nem no grupo controle, formado por não taxistas.
É importante ressaltar que para obter licença para conduzir taxis na capital inglesa é preciso passar por uma série de provas e decorar mais de 25 mil ruas. O processo de aprendizado geralmente leva de três a quatro anos, culminando em provas que geralmente apenas a metade dos candidatos é aprovada.

Mulher viajou de táxi de Londres a Madrid para ir buscar o cão

Primeiro a mulher perguntou ao taxista se haveria algum problema em transportar um cão dentro do carro. O homem não apresentou qualquer entrave e teve de viajar cerca de 38 horas.
Um taxista londrino fez provavelmente a maior viagem de sempre. Após ir buscar uma cliente, o homem foi confrontado por um pedido insólito da mulher. Primeiro, a mesma perguntou se podia transportar um cão dentro do táxi. O taxista não apresentou qualquer problema, o que não sabia é que o animal estava a milhares de quilómetros de distância, na capital espanhola, Madrid.

John Jupp não vacilou e fez-se à estrada juntamente com a dona do cão. Viajaram mais de três mil quilómetros, numa viagem que demorou 38 horas, ida e volta.

Pelo caminho, alguns percalços. À entrada do Reino Unido, por exemplo, na viagem de volta, tiveram de pagar uma multa de 100 libras pois a licença que permitia ao taxista viajar com animais tinha expirado.

Ultrapassados os problemas, dona e cão chegaram sãos e salvos à residência, em Knightsbridge, Londres.

John Jupp ficou com uma enorme história de vida para contar mas não revelou contudo quanto terá custado a viagem à mulher.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Taxista atropela polícia e foge com ele em cima do capô

 

Ao todo percorreu cinco quilómetros e chegou a atingir velocidades superiores a 150 quilómetros por hora

 Um taxista ilegal da província chinesa de Sichuan atropelou um polícia, durante uma operação stop e fugiu com ele no capô do carro. Percorreu mais de cinco quilómetros em fuga, atingindo velocidades superiores a 150 quilómetros por hora.
A polícia mando-o parar, numa operação de rotina, mas o homem desobedeceu e atropelou o agente. O taxista já tinha pendentes 10 violações da lei e do código da estrada.

Durante a fuga, o taxista foi perseguido pela polícia e seguido pelas câmaras de trânsito. Quando finalmente conseguiram pará-lo, o agente caiu inanimado na estrada. O polícia foi conduzido ao hospital, onde permanece internado, mas livre de perigo.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Motoristas de táxi concretizam sonho

Foi com toda a pompa e circunstância que foi inaugurada hoje, no Bairro das Campinas, no Porto, a sede da Associação Defesa e Segurança dos Motoristas de Táxi, cuja data de fundação foi 1 de Junho de 2002.

O sonho tornou-se realidade e o organismo tem finalmente um espaço onde se pode reunir com os seus cerca de 150 associados, efectuar reuniões e também formações de inglês e informática.

O presidente da colectividade, Augusto Santos, destaca a importância do acontecimento, revelando que para isso foi necessário um «esforço financeiro», já que o espaço foi «praticamente construído de raiz» e só «houve a ajuda de 1.500 euros por parte do Governo Civil no passado».

As condições condignas permitem continuar a defender a grande bandeira da associação, que se prevê essencialmente com a ajuda aos profissionais do ramo tanto no que diz respeito à segurança como à própria formação técnica.

Em tempo de crise, a preocupação prende-se com os sucessivos assaltos e também ao facto de muitos clientes usarem as viaturas e depois fugirem sem pagarem tarifa. Para o presidente da Associação Defesa e Segurança dos Motoristas de Táxi, a «tendência é claramente para piorar o cenário».

«O dinheiro escasseia cada vez mais e muitos procuram dinheiro para a droga ao ameaçar os taxistas com facas e armas», adverte, revelando que estão na forja alterações nos estatutos para permitir implementar novas ideias num futuro muito próximo.

Presentes na cerimónia estiveram individualidades ligadas ao Instituto de Formação Rodoviária, Federação Portuguesa de Táxis, Rádio Táxi, Táxi Invicta e Comando Distrital da Polícia de Segurança.

Matosinhos: Serviço Táxi Low-Cost quer expandir atividade

Quem mora na zona de Matosinhos tem a partir de agora ao seu dispor um serviço de táxi que o leva a jantar fora e o traz de volta a casa, por um preço reduzido. O principal objetivo é ajudar o setor da restauração a ultrapassar este período de crise e possibilitar à classe média continuar a usufruir de algum bem-estar.

"Comer a baixo custo, em restaurantes de qualidade e com motorista à porta" é possível desde Outubro. O serviço Táxi.Come foi criado pela Junta de Freguesia de Matosinhos e disponibiliza pacotes que incluem uma viagem de táxi de ida e volta, um menu dos melhores restaurantes da cidade e a refeição. Tudo por um preço simbólico, de modo a dar a conhecer a gastronomia do concelho.

Primeiro o cliente solícita o serviço de táxi pela central de Rádio Táxis de Matosinhos. A central envia o táxi ao local onde o cliente se encontra, que tem de ser nos concelhos do Porto, Maia, V.N.Gaia e Matosinhos. Durante a viagem é posto ao dispor do cliente um menu onde é apresentado o custo do almoço/jantar dos restaurantes.

O cliente escolhe, então, o local onde quer comer e o motorista faz a reserva diretamente do táxi. Quando termina a refeição, o cliente tem ao seu dispor o mesmo táxi, requisitado pelo restaurante, que o leva até casa.

Os preços variam de acordo com o pacote, mas há valores certos. A refeição, seja qual for, fica por 10 euros, e a viagem de táxi de ida e volta nunca vai além dos 25 euros. Ou seja, um grupo de quatro pessoas pode ir jantar fora com a viagem ida e volta de táxi incluída num pacote de 65 euros, ficando o valor total do serviço por 16.25 por pessoa.

“O projeto visa fomentar a gastronomia de Matosinhos, a chamada ‘mesa do Grande Porto’, e retirar viaturas do centro da cidade”, explica António Parada, o autarca, no site da Junta de Freguesia. Além das restantes vantagens, este serviço permite que quem vai jantar fora não tenha de se preocupar com o álcool.

 Clique AQUI para aceder ao site do Táxi.Come.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ANTRAL pede justificações por corte no transporte de doentes



Taxistas afirmam que o seu transporte é mais barato e mais personalizado que as ambulâncias, e antevêem problemas sociais com a falência de várias empresas.
  Três meses depois do Ministério da Saúde ter cortado nas comparticipações para o transporte de doentes em táxis a associação das empresas do sector quer explicações. É o que vai pedir esta tarde, no encontro com o Ministro Paulo Macedo.

A ANTRAL – Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros, fala num problema social que afecta as populações e as empresas de táxi, que estão a fechar portas.

Florêncio Almeida dá o exemplo do que acontece em alguns concelhos da área de Lisboa e Vale do Tejo.

“Mafra é um deles, Torres Vedras, Montijo, Alcochete, todos estes concelhos dos arredores de Lisboa que trabalhavam essencialmente através deste tipo de transportes, há centenas de taxis parados. Aponto-lhe empresas que tinham cinco táxis e que despediram os funcionários porque tiveram de parar”, explica o dirigente da ANTRAL.

Para Florêncio Almeida está-se a preparar um problema social: “Isto de pararem e não transportarem as pessoas é um problema social porque essas populações quando tiverem um problema grave já não vão ter um táxi para os ajudar, porque já não existem”.

Florêncio Almeida, da ANTRAL, acusa o Governo de estar a gastar mais com o transporte de doentes em ambulâncias: “O nosso transporte tem muito mais personalidade e é muito mais barato, como é que é possível, no estado em que o nosso país se encontra, não nos serem atribuídos esses serviços? Vamos ao ministro saber o porquê dessa situação”, afirma.