Telecomunicações mais baratas
A partir de 1 de Janeiro, os preços das chamadas da rede fixa descem cerca de 10,5%. A somar a esta boa notícia para as despesas com comunicações, a Portugal Telecom (PT) anunciou que irá oferecer chamadas ilimitadas dentro da sua rede aos fins-de-semana. A oferta actual, à noite, durante os dias úteis, estende-se ao fim-de-semana.
Taxas moderadoras desaparecem
Outra boa notícia para 2010, para uma despesa que ninguém quer, por razões óbvias, mas no caso de necessitar deixará de pagar. Ou seja, a partir de 1 de Janeiro quem necessitar de uma intervenção cirúrgica ou de ficar internado deixa de ter que pagar as taxas moderadoras. São exactamente menos cinco euros por dia no internamento e cinco euros por operação que os utentes deixam ter que pagar. Continuam a ser cobradas as restantes taxas moderadoras.
Rendas não terão actualização
A actualização das rendas das casas está indexada à taxa de variação média anual da inflação (sem habitação), que em 2009 foi de 0,0%. Por isso, no ano que se avizinha o valor a pagar vai manter-se igual. Uma questão que levou a Associação Nacional de Proprietários a propor a fixação de uma renda mínima de 50 euros para as cerca de 390 mil habitações com contratos anteriores a 1990, muitos com rendas inferiores a 50 euros e outros mesmo a 15 euros.
Andar de táxi vai custar o mesmo
Costuma andar de táxi? Então fique a saber que os preços vão manter-se inalterados. O preço da bandeirada continua nos dois euros, o valor do quilómetro está fixado em 45 cêntimos e do da hora de espera em 13,35 euros.
Tarifas dos transportes públicos sem alterações
As tarifas dos transportes públicos (urbanos e suburbanos) vão permanecer inalterados em 2010, à semelhança do que aconteceu em 2009. Este é o resultado da aplicação da fórmula acordada em 2005, que se baseia na evolução do preço dos combustíveis, das despesas dos operadores com pessoal e, também, na evolução da inflação. As empresas privadas também vão seguir o mesmo modelo e, assim, manter as mesmas tarifas praticadas em 2009.
Pão ao mesmo preço
A associação do sector da panificação revelou que em 2010 não deverá haver aumento dos preços, mantendo-se assim o quilograma a dois euros.
Leite sem preço definido
Os produtores de leite ainda não sabem como ficará o preço deste produto em 2010. Caso os custos à produção continuem a aumentar os produtores admitem aumentos.
Preço do gás não sobe mas as contas sim
A partir do mês de Junho, os portugueses deverão ver aumentada a sua factura do gás. O preço da matéria-prima vai manter-se, mas a conta vai aumentar: passará a ser cobrada a taxa de ocupação do subsolo, exigida pelas câmaras municipais. Prevista desde 2006, mas só agora implementada.
Electricidade vai aumentar
O regulador da energia anunciou um aumento de 2,9% no preço da electricidade para os consumidores finais do Continente. Na Madeira a subida é de 2,5% e nos Açores de 2,1%. Para um consumo mensal de 39 euros a factura vai subir um euro.
Portagens em Palmela e Montijo sobem
Os preços das portagens não vão subir em 2010, excepto nos troços Palmela-nó de Setúbal e Montijo-Pinhal. No primeiro caso, passam a ser cobradas taxas entre os cinco e os 20 cêntimos. No segundo caso, as taxas aumentam entre cinco e 15 cêntimos. Passarão a ser cobradas taxas nas que até agora eram as estradas sem custos para o utilizador (SCUT).
Prestação da casa a subir
A taxa da Euribor que em 2009 atingiu mínimos históricos, permitindo o desafogo de algumas famílias, deverá aumentar em 2010 e, assim, aumentam também as prestações da casa.
Pensões mais baixas
O salário mínimo nacional sobe para 475 euros. As pensões até 630 euros serão aumentadas 1,25% e as pensões até 1500 euros em 1%. As restantes vão manter-se inalteradas.
Bom Ano Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário