O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Motorista isso e coisa do passado

Táxi robô londrino pode ser o pioneiro do transporte do século XXI. Um sistema de táxis totalmente automatizado começou a ser testado no aeroporto de Londres.Trata-se de um pequeno táxi com motor elétrico, que circula sem motorista, levando passageiros da classe executiva do estacionamento até a área de embarque do Terminal 5.

Capaz de transportar até quatro pessoas e suas bagagens, o veículo é controlado por computadores e corre por trilhos em uma rota projetada, como o trenzinho de um parque infantil.
Além de oferecer aos passageiros uma alternativa de transporte ambientalmente amigável, o veículo pode ser uma solução para os congestionamentos de trânsito e para o futuro do transporte pessoal.

Diferentemente de outros sistemas sem motorista já existentes, como o trilho magnético do trem Maglev, o veículo testado em Heath­row, chamado ULTRA e projetado pela empresa britânica ATS, é feito sob medida para o transporte individual ou de pequenos grupos de pessoas. E não é único atualmente em desenvolvimento na Europa.

Em Roma, na Itália, uma ideia similar está por trás de uma frota de “cibercarros”,que serão usados para trazer e levar visitantes do novo centro de exibição em construção na capital italiana. Enquanto isso, uma cidade espanhola está criando uma linha especial de tráfego na área central para um ônibus sem motorista.

Os três projetos têm recursos de cerca de 40 milhões de euros do programa Citymobil, patrocinado pela União Europeia. Outros estão na linha de produção.Em todos, companhias e institutos de pesquisa de 10 países europeus trabalham em soluções paralelas.

O britânico Martin Lowson, inventor dos veículos a bateria de Heathrow, diz que e esse o caminho para os deslocamentos urbanos: reduzindo o uso do carro em vez de substituí-lo completamente.

– O transporte por carros não funciona porque eles ficam presos no trânsito.Com o nosso sistema isso não acontece. Os carros continuarão a existir, mas podemos é oferecer uma alternativa.

Se a experiência do Terminal 5 de Heathrow for bem-sucedida, os administradores planejam estendê-la para o aeroporto inteiro, substituindo todos os ônibus e, eventualmente, conectando os hotéis próximos.

Sem comentários:

Enviar um comentário