O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

domingo, 2 de maio de 2010

Carros que fazem tudo... até falar


BMW, Mercedes, Ford, Peugeot e Nissan são alguns dos fabricantes mundiais que estão a apostar nas tecnologias mais futuristas.
Lembra-se do Kit, o carro inteligente que andava e falava sozinho e que animou o pequeno ecrã nos anos 80? O condutor Michael Knight (David Hasselhoff) era o parceiro por excelência desta bomba. O Kit "pensava" por si e juntos formavam uma dupla imparável. A inovação tecnológica presente neste carro ainda não saiu do pequeno ecrã, mas já está perto de muitos protótipos.
O Pivo 2, segunda versão do carro eléctrico do fabricante japonês Nissan, é um exemplo da forma como, no futuro, os carros vão interagir com os utilizadores e ajudá-los a ter uma melhor condução. O Pivo foi desenhado para ser usado nas cidades, permite girar a cabine do carro a 360º, garantindo, assim, ao condutor estar sempre virado para a frente enquanto conduz. Este pequeno carro citadino tem dispõe de três lugares e está equipado com sistemas de segurança e assistência de controlo de distâncias (DCAS) e um ‘robot' que monitoriza as expressões do condutor de modo a interagir com ele. Se estiver quase a adormecer ao volante, o pequeno robot começa a falar para o manter desperto.
Futurista demais? Talvez surja no mercado mais perto do que pensa. Hoje já é possível ligar uma consola de vídeos ao carro, aceder à Internet para consultar o correio electrónico ou consultar informações práticas ou ainda ligar o leitor de música digital. Além disso, já são muitos os modelos de carros que vêm equipados com DVD, GPS e sistemas de segurança ultra-sofisticados. BMW, Mercedes, Ford, Peugeot e Nissan são alguns dos fabricantes que tem vindo a apostar nestas tecnologias.
Um estudo feito nos EUA pela TRG Telematics Research, em 2008, sobre as tecnologias de comunicação aplicadas aos automóveis, revelava que 50% dos carros novos à venda naquele mercado já estavam preparados para ligar ao MP3 e 80% vinham equipados com Bluetooth (permitindo o uso de telefone móvel no carro, sem retirar as mãos do volante).
A BMW tem um sistema de Internet sem fios para os automóveis desde 2008, mas ainda só está disponível na Alemanha. Qualquer modelo da marca alemã (à excepção do X3), desde que tenha sistema de navegação, poderá ter Internet por 150 euros anuais. Para quem tem filhos, a BMW criou um sistema multimédia com dois ecrãs independentes nos bancos traseiros. Enquanto um joga, outro pode ver um filme. "Sem discussões e sem perturbarem os pais, pois o sistema disponibiliza ‘headphones' com ou sem fios", diz João Trincheiras, da comunicação da BMW Portugal.
A Ford já dispõe de tecnologias de entretenimento e de segurança a bordo e garante que as alargará a outros veículos e a outros mercados como o europeu. "O ‘MyFord Touch' é um sistema de conectividade no automóvel que engloba funcionalidades como o Wi-Fi". Este sistema vai chegar a Portugal no último trimestre do ano no novo Ford C-MAX e Grand C-MAX, mas numa versão que ainda não incluirá o Wi-Fi. Também a Peugeot dispõe de ‘software' na Internet. O monovolume compacto 5008 chama-se ‘Wi-Fi on Board'. O primeiro modelo a dispor da tecnologia é o Coupé desportivo RCZ, a lançar em Portugal em Junho.

Nissan Pivo 2
O protótipo da Nissan é um exemplo de um carro do futuro. Conheça as principais características.
1 - O mini ‘robot' reconhece as expressões faciais do condutor. Se fizer cara de sono, ele começa a conversar consigo.
2 - Este pequeno carro citadino leva mais uma pessoa que o actual Smart. Aqui, o condutor senta-se ao meio e os passageiros, um de cada lado, e um pouco mais atrás que o condutor.
3 - No ‘tablier' apenas está o robot, um ecrã que transmite imagens do exterior e outras informações.
4 - As quatro rodas são alimentadas por um motor eléctrico. Para facilitar a condução, viram até 90 graus, permitindo ao Pivo 2 conduzir de lado e para a frente.
5 - O carro é uma cabine rotativa de 360 graus sobre um ‘chassis' de quatro rodas, que o torna mais fácil de estacionar.

No presente
Ford
A fabricante Ford já disponibiliza o ‘MyFord Touch', sistema de conectividade no automóvel que engloba diversas funcionalidades, entre elas o Wi-Fi. Chega a Portugal no último trimestre com o novo modelo Ford C-MAX e Grand C-MAX, mas ainda sem Wi-Fi.
Mercedes-Benz
O fabricante alemão está a experimentar alguns sistemas de internet sem fios. Um deles é ‘myCOMAND' que está a ser testado no Classe S. A Mercedes-Benz diz que, de momento, ainda não tem data de lançamento deste sistema, mas que a data avançada é 2012, altura em que sai a nova geração do Classe S.
Peugeot
Um dos produtos da Peugeot é o ‘Pack Vídeo (opcional, por € 600) e disponível nos modelos 3008 e no 5008. Um dos maiores atractivos deste sistema são os ecrãs independentes, que permitem, por exemplo, que um passageiro veja um filme enquanto outro se diverte com um jogo.
Chrysler
Nas opções de entretenimento, o modelo Chrysler Grand Voyager disponibiliza um sistema multimédia com dois DVD independentes (dois monitores de tecto na segunda e terceira fila de bancos) e ligações para equipamentos vídeo, como computadores portáteis ou consolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário