O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sistema Táxi Seguro ajuda a afastar ladrões

Onda de vários assaltos com violência ocorreu há cerca de três anos. Situação de acalmia tem-se registado nos últimos dois.

O caso de quinta-feira, em Setúbal, "quebra a situação de acalmia que se registava desde há cerca de dois anos", disse ao DN o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos. Na sua opinião, "a onda de assaltos violentos a taxistas, há cerca de três anos, acalmou depois de se ter começado a instalar o sistema Táxi Seguro e de a polícia ter passado a estar mais atenta à situação".

Quanto ao modus operandi do caso de quinta-feira, Carlos Ramos salienta que "é diferente do habitual, em que o assaltante se faz transportar dentro do táxi como se fosse um cliente".

Por isso mesmo, refere que, nesta situação de Setúbal, a existência dos sistemas de segurança "não impediria" a ocorrência.


Segundo revelou, "actualmente há cerca de 5400 táxis, a nível nacional, equipados com o sistema Táxi Seguro, que está ligado aos comandos distritais da PSP".

"Tem um sistema de localização GPS e, se o motorista se aperceber de alguma situação de risco, acciona um botão que abre um canal de voz com a polícia, que vai ouvindo tudo o que se passa dentro do carro e vai acompanhando o seu percurso", explicou.

"Pena é que, este ano e no anterior, o Governo tenha parado com a instalação desses equipamentos, pois ainda está longe de abranger os cerca de 12 mil táxis existentes em todo o País", lamentou o presidente da federação.

Carlos Ramos considera que o sistema Táxi Seguro "tem servido como medida de dissuasão, fazendo diminuir os assaltos".

Pelas suas contas, "haverá cerca de 400 carros, a nível nacional, equipados com separador entre os bancos de trás e o motorista".

Considera que, "se os taxistas andarem com pouco dinheiro, os ladrões já não os escolhem para assaltar. Mas em Lisboa ainda só há uns 300 carros com terminal de pagamento automático".

Sem comentários:

Enviar um comentário