O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Como funciona o TAXI SEGURO



É possível localizar o veículo por iniciativa da polícia (ou outra entidade)?

Não. A localização só se inicia quando o condutor activa o alarme. Só a partir deste momento é que a PSP pode localizar o veículo e aceder ao som do seu interior.

É possível à PSP entrar em contacto com o veículo após ter sido dado o alarme?

Depois de accionado o alarme, é estabelecida uma comunicação em sentido único entre o veículo e a PSP. Esta funcionalidade permite à PSP ouvir o som ambiente do veículo. No veículo não será registada qualquer indicação sonora quando do estabelecimento dessa comunicação.

O sistema reside na PSP. Como será a coordenação com outras autoridades?
Como acontece hoje. A PSP recebe os mais diversos alarmes e faz a sua distribuição conforme o tipo e área geográfica onde ocorrem. O alarme Táxi Seguro é um dos alarmes monitorizados pela PSP.
O Táxi Seguro é um sistema inovador de prevenção e combate à insegurança dos taxistas. Não é um sistema de gestão de frotas, nem visa concorrer com qualquer dos que existem ou venham a existir. Foi desenhado apenas para assinalar a localização de táxis em perigo a partir de alertas activados pelo seu condutor. É um projecto não lucrativo, oferecido ao Estado e aberto à interacção com outros sistemas.

É natural que existam alarmes sem fundamento. Como será a actuação da Polícia nestes casos?
O próprio sistema fornece elementos de avaliação da situação à PSP. Por outro lado, o Táxi Seguro guardará um histórico de todas as ocorrências. Estas indicações serão importantes para recomendar melhores utilizações e evitar situações abusivas.
No ‘Táxi Seguro’ se passar a haver muitos alarmes falsos, tal não poderá provocar um certo ‘relaxamento’ da PSP em relação a este tipo de ocorrências?
Esse tipo de interrogação pode ser levantada para qualquer tipo de alarme. No entanto, as características do sistema Táxi Seguro possibilitam uma avaliação mais rápida da situação, permitindo à PSP diferenciar em menos tempo situações reais de alarmes falsos.

Quem pode aderir?
Na fase inicial, os táxis participantes foram indicados pela respectiva Câmara Municipal onde estão licenciados. Posteriormente, e dado que o Táxi Seguro é um sistema aberto, pode ser integrado qualquer táxi, desde que os equipamentos de localização neles instalados obedeçam às especificações técnicas definidas e haja livre adesão dos interessados.

Existem dados que permitam estimar o grau de eficácia deste sistema?
Um dos requisitos do sistema é a geração e manutenção do histórico de utilização que, associado a um módulo de estatísticas permitirá estimar esse grau de eficiência bem como produzir informação que possibilite a melhoria de actuação dos condutores e forças policiais, ou seja, a melhoria do próprio sistema.

Que reacção teve o Táxi Seguro por parte das associações de taxistas e da PSP?
Podemos afirmar que a reacção tem sido positiva, na medida em que o conceito tem sido bem acolhido por todas as partes.

No que é que o Táxi Seguro se diferencia dos restantes sistemas de alarmes existentes no mercado?

O Táxi Seguro é um sistema inovador de prevenção e combate à insegurança dos taxistas. Não é um sistema de gestão de frotas, nem visa concorrer com qualquer dos que existem ou venham a existir. Foi desenhado apenas para assinalar a localização de táxis em perigo a partir de alertas activados pelo seu condutor. É um projecto não lucrativo, oferecido ao Estado e aberto à interacção com outros sistemas. Além disso, providencia a ligação directa do condutor à PSP.

Prevêem algum tipo de reacção por parte das Centrais de Táxis já com sistemas de alarmes existentes no mercado?

O Táxi Seguro é um sistema aberto. As próprias Centrais de Táxis podem aderir ao Táxi Seguro se assim o entenderem. Para tal, basta a troca de informação entre os sistemas existentes (Táxi Seguro e os existentes nas referidas centrais), de acordo com um formato a definir.



Existindo no mercado alternativas (Centrais de Táxi já com sistema de alarmes), não poderá o Táxi Seguro (pelo facto de ser financiado por uma Fundação sem fins lucrativos) destabilizar o mercado?

Não. O Táxi Seguro não é um sistema de gestão de frotas, nem visa concorrer com qualquer dos que existem ou venham a existir. Foi desenhado apenas para assinalar a localização de táxis em perigo a partir de alertas activados pelo seu condutor.

Quando o botão de alarme é accionado, qual o procedimento da PSP?

A PSP recebe o alarme no software fornecido com o sistema Táxi Seguro, tendo, a partir deste momento, a capacidade de seguir a localização geográfica do táxi em questão. Além disso, tem a possibilidade de accionar a monitorização do som ambiente da viatura. Com estes dados, são definidos os meios a utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário