O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Socialistas preocupados com ilegalidades no transporte de táxi

O PS desenvolveu, nesta manhã, uma iniciativa de apoio aos taxistas que estão dentro da lei e, de alguma forma, se sente presseguidos por algumas entidades oficiais, ainda que Jacinto Serrão não tenha usado essa expressão.
Depois de contactar com profissionais do sector, o presidente do PS denunciou a existência de transporte ilegal de passageiros e de falta de fiscalização por parte da Secretaria do Turismo e Transportes. Por isso, os socialistas vão apresentar na ALM uma proposta de resolução no sentido de que o Governo fiscalize e tente acabar com as irregularidades e até ilegalidades no sector.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gang suspeito de atacar taxista

Os elementos do gang que baleou ‘Bizy’, o jovem que se barricou num prédio e disparou sobre um GNR, no domingo passado, em Quarteira, são suspeitos de mais agressões violentas. Uma das vítimas foi um taxista.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois dos elementos do gang juvenil, de 21 e 22 anos, mas, sabe o CM, o jovem que baleou ‘Bizy’ e que é líder do grupo continua em fuga.
Após longas horas de interrogatório no Tribunal de Loulé, apenas um dos detidos ficou em prisão preventiva. O segundo saiu em liberdade. O principal suspeito continua por localizar, assim como a pistola usada para atingir ‘Bizy’, tiro que o atingiu no ânus e que o deixou com lesões graves no intestino.
Ao que o CM apurou, o grupo juvenil, com base no Bairro da Abelheira, é suspeito de outros crimes, entre agressões, assaltos e tráfico de droga, que a PJ investiga. Uma das vítimas foi um taxista, violentamente agredido quando tentava reclamar o pagamento de uma viagem entre Albufeira e Quarteira, há cerca de dois meses.
A rixa com ‘Bizy’ aconteceu há três semanas. No domingo passado, a temer pela vida, o jovem de 19 anos barricou-se num prédio de Quarteira e ameaçou pessoas num café. Quando a GNR chegou, disparou sobre os militares com caçadeira. Atingiu um de raspão. Pouco antes avisara a GNR de que andava armado.

sábado, 18 de junho de 2011

Táxis autorizados na Avenida da Liberdade

Constransgimentos por causa do mega pic-nic de sábado já começaram na quinta-feira

O vereador da Mobilidade de Lisboa disse à agência Lusa que, por volta das 14:00, os táxis vão poder circular numa faixa central da Avenida da Liberdade, depois de os taxistas terem ameaçado bloquear aquela artéria por causa do mega pic-nic. «Já dei instruções. Vai ser aberto a faixa ascendente e é para funcionar para os autocarros e para os táxis», disse Fernando Nunes da Silva.

Em causa estão os condicionamentos ao trânsito impostos pela Câmara de Lisboa por causa da «Festa do Campo na Cidade» que se realiza este fim-de-semana na Avenida da Liberdade e no Parque Eduardo VII.

As faixas centrais da Avenida da Liberdade foram cortadas ao trânsito, podendo apenas circular os autocarros da Carris.

O presidente da ANTRAL - Associação Rodoviária dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros afirmou que os taxistas iam bloquear a Avenida da Liberdade se a câmara não autorizasse os táxis a circular nas faixas centrais, à semelhança do que faziam os autocarros.

«Aquilo é um corredor para os transportes públicos. Não pode haver discriminações e a Carris não é dona dos transportes em Lisboa», disse Florêncio Almeida à Lusa, acrescentando que «até os autocarros de turismo podem passar» na faixa central.

O presidente da ANTRAL alertou ainda que os clientes dos táxis «têm de pagar 15 euros a mais sem necessidade» porque está a demorar-se «uma hora, uma hora e tal» a atravessar-se a avenida pelas laterais.

Em declarações à Lusa, o vereador da Mobilidade de Lisboa disse que está na Avenida da Liberdade a tentar «libertar o mais rapidamente possível o corredor BUS da via ascendente» por onde os autocarros e os táxis vão passar.

«Tirámos o estacionamento nas laterais, mas as pessoas continuam a circular numa única faixa. Isso provocou um engarrafamento muito maior do que aquilo que estava previsto», explicou. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Antral admite bloquear Avenida da Liberdade em protesto contra megapiquenique

A Antral , Associação Nacional dos Tranportadores em Automóveis Ligeiros, ameaça bloquear a Avenida da Liberdade em protesto contra as regras impostas aos taxistas por causa de um megapiquenique de de promoção aos produtos nacionais que se realiza amanhã em Lisboa.
À TSF, a associação afirma que não foi informada ou consultada sobre o assunto e que não entende porque é que os táxis não vão poder circular nas faixas centrais da Avenida da Liberdade, onde só está autorizada a circulação de autocarros da Carris.

“Estamos no serviço tal e qual como a Carris e queremos tratamento igual. Se assim não for posso garantir que da parte da tarde iremos bloquear com toda a certeza a Avenida da Liberdade. Ninguém sobe nem desce”, frisou Florêncio Almeida, presidente da Antral.

O trânsito está condicionado desde ontem nesta artéria central da cidade de Lisboa, sendo que dois dias antes do evento e dois dias depois, devido à desmontagem do megapiquenique, não se poderá circular nos corredores laterais da Avenida. Amanhã o trânsito estará totalmente cortado, só circulando a Carris.

O Automóvel Clube de Portugal criticou ontem o local escolhido pela Câmara Municipal de Lisboa para o evento.

Trânsito caótico

Os preparativos do megapiquenique no parque Eduardo VII provocaram ontem o caos em Lisboa. Com a avenida da Liberdade cortada, o trânsito circulava apenas pelas vias laterais perante a indignação e o desespero de muitos automobilistas que, em longas filas, aguardavam o descongestionamento do tráfego. Naquela que é a principal artéria da capital acumulavam-se vários canteiros com flores e plantas.

"O País está em crise e nós queremos trabalhar e não conseguimos porque as pessoas evitam andar de táxi devido ao trânsito ou então saem a meio do caminho" explicou ao CM Tiago Sousa, taxista de profissão. Também Luís Pinto, de 31 anos, teve ontem uma manhã complicada. "O trânsito está impossível, demorei mais de uma hora a descer a avenida da Liberdade e soube que a fila para o túnel do Marquês de Pombal chegava a Monsanto", disse indignado.
E nem a nobreza da iniciativa – a promoção e defesa dos produtos nacionais, acalmou os ânimos. "Estes eventos deviam ser feitos longe do centro da cidade e temos muitos sítios disponíveis, como os estádios de futebol" continuou Luís Pinto.
"O objectivo é transformar a avenida numa zona agrícola, à semelhança do que aconteceu nos Campos Elísios em França e só a avenida da Liberdade tem condições para responder a este objectivo" explica fonte camarária quando confrontada pela razão da escolha do local deste evento. Por fim, a autarquia apela aos visitantes para deixarem os carros em casa e usarem os transportes públicos. Os problemas vão complicar-se hoje e amanhã, dia em que se realiza a iniciativa pois toda a circulação automóvel vai estar interrompida na avenida da Liberdade e Restauradores a partir das 14h00.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quatro ladrões atacam taxista

Moita: Transportou assaltantes do Pinhal Novo até Alhos Vedros
Um taxista de 62 anos foi assaltado por quatro homens, na madrugada de ontem, em Alhos Vedros, na Moita, tendo ficado sem 175 euros em dinheiro, dois telemóveis e a carteira com documentos. Os ladrões mostraram alguma violência e levaram ainda as chaves do carro, de modo a que a vítima se visse impossibilitada de deixar o local e pedir ajuda.
O pesadelo do taxista começou pelas 03h30, perto do hipermercado Pingo Doce do Pinhal Novo, local onde acabou por apanhar os quatro homens, todos jovens, que pediram para que os transportasse até Alhos Vedros, sem no entanto fornecerem uma morada exacta.
O taxista começou as desconfiar das intenções dos ‘clientes’ quando, já em Alhos Vedros, foram sendo dados vários destinos. Acabou por parar o táxi nas traseiras da estação de caminhos de ferro: local escolhido pelos ladrões para cometerem o crime, junto a uns canaviais. Assim que o carro parou, um dos agressores, no banco traseiro, fez uma ‘gravata’ à vítima, enquanto o da frente roubou dinheiro, telemóveis, carteira e chave. Fugiram e só algum tempo depois o taxista conseguiu pedir socorro.
Na madrugada de sábado, na zona do Pinhal Novo, registou-se outro assalto semelhante a um taxista, só que cometido por três ladrões. Tinham como destino a Quinta do Conde e ficaram com 45 euros.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tata Nano presta serviço como táxi no Sri Lanka

Carsale - A cidade de Colombo, em Sri Lanka, no sudeste da Ásia, é a primeira a ter uma frota de táxi composta pelo pequeno Nano, minicarro urbano fabricado pela indiana Tata Motors e considerado o veículo mais barato do mundo.

O modelo vai substituir por lá os tradicionais riquixás, espécie de charrete leve puxada por tração humana, e os antigos triciclos movidos com motor de scooter.

O primeiro lote é integrado por 45 veículos, mas a empresa local que opera o serviço informou que deve aumentar a frota para 200 táxis dentro de um período de seis meses. O veículo é considerado uma alternativa segura e menos poluente que os antigos modelos ainda em circulação.

domingo, 12 de junho de 2011

Taxista atingido com seringa

O taxista com cerca de 40 anos apanhou o cliente, anteontem à tarde, cerca das 16h00, em Rio de Mouro, Sintra.

O trajecto até às imediações do bairro da Cova da Moura, na Amadora, decorreu sem problemas até à chegada ao destino. Agredido, o taxista acabou por ser ameaçado de morte, atingido com uma seringa num braço e com gás-pimenta nos olhos. Foi transportado ao Hospital Amadora-Sintra, onde fez vários exames médicos com receio de que a seringa o tivesse contaminado com VIH.
O agressor conseguiu fugir e ainda levou cerca de 100 euros. Agentes da PSP de Alfragide foram ao local, mas já não conseguiram apanhar o ladrão. O taxista entrou em choque.
Ontem, o CM tentou entrar em contacto com a vítima, que se mostrou indisponível por a PSP estar a investigar o caso. No entanto, um colega de trabalho explicou que nada fazia prever a violência do crime. "O rapaz entrou como um cliente normal, não levava nenhuma arma. o pior era mesmo a seringa e ainda o gás-pimenta que lhe retirou logo a capacidade de se defender".
Foram os moradores que alertaram a polícia e os bombeiros – que fizeram o transporte da vítima ao hospital. Segundo os colegas, desde anteontem que o taxista não se tem apresentado ao trabalho. "O medo que lhe aconteça alguma coisa é muito e ainda está muito abalado", disse o colega.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Taxistas pagam exames de avaliação física e psicológica


Os taxistas com carta de condução anterior a 1998 vão ter de fazer testes físicos e psicológicos. É uma forma de reconfirmar as aptidões necessárias para uma profissão sujeita a muitas pressões. A lei é para cumprir, mas nem todos os taxistas aceitam de boa vontade os novos exames médicos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

A mulher-polícia e a sua moto de alta cilindrada


Ana Madureira é a mulher forte da esquadra motociclista da PSP da Alta de Lisboa. Enfrenta diariamente o trânsito caótico da capital aos comandos de uma moto de grande cilindrada.

Taxistas vão mesmo ter de fazer exames psicológicos


Todos os taxistas vão mesmo ter de fazer testes psicológicos, até Janeiro do próximo ano, depois de o Provedor de Justiça ter considerado que a lei que o determina não é inconstitucional, segundo representantes desta profissão.
A decisão do Provedor de Justiça surgiu após a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) ter solicitado um parecer com o objectivo de requerer ao Tribunal Constitucional a apreciação da constitucionalidade da lei que obriga todos os motoristas a submeterem-se a testes psicológicos.
Com esta medida, a ANTRAL pretendia contrariar uma determinação do decreto-lei 313/2009, que entrou em vigor há mais de um ano e obriga a que os taxistas, entre outros profissionais, se submetam a avaliação médica e psicológica até Janeiro de 2012.
Esta obrigatoriedade refere-se, nomeadamente, aos taxistas com carta de condução anterior a 1998, altura em que passou a ser obrigatória esta avaliação para obter carta de condução para veículos de categoria B (caso dos taxistas).
A ANTRAL discorda desta obrigatoriedade que, segundo o seu presidente, "só serve para gastar dinheiro". De acordo com Florêncio Almeida, cada exame custa cerca de 60 euros.
Este dirigente associativo discorda do carácter retroactivo da lei -- que se refere aos motoristas com cartas de condução anteriores a 1998.

sábado, 4 de junho de 2011

Turista acusa taxista de o levar aos assaltantes

Clima de insegurança no Algarve

Um turista inglês diz que foi assaltado e gravemente agredido depois de ter apanhado um táxi em Albufeira e de o motorista o ter levado de propósito para junto de um grupo de oito a dez pessoas, num local escuro. Aconteceu de madrugada quando o turista e outro amigo queriam regressar à casa onde passavam férias. A GNR está a investigar.

Era a última noite de uma semana de férias, para a aproveitar em grande decidiram divertir-se em Albufeira. Já de madrugada quiseram regressar à casa onde estavam alojados no concelho de Loulé. Apanharam um táxi, ao motorista dizem que mostraram através do telemóvel o local e fizeram uma paragem no multibanco para levantar dinheiro. Depois os dois ingleses dizem que ficaram trancados dentro do carro.

Depois de perceberem que estavam a seguir na direcção errada pararam numa estrada fora da cidade e deu-se o ataque. A vítima foi arrastada para fora do carro, um conseguiu fugir o outro foi retirado à força do táxi e agredido por 8 ou 10 pessoas.

O homem foi gravemente agredido tem pontos no queixo, as mãos estão muito feridas por ter sido arrastado pelo chão e tem um ferimento grave na cabeça onde levou pontapés.

Já de manhã apresentaram queixa no posto da GNR de Loulé, que está a investigar. Este caso acontece dias depois de um alerta publicado na imprensa britânica ter gerado um sentimento de insegurança que agora já não se faz notar entre os turistas de férias em Albufeira.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A importância da bandeira azul na praia do Tamariz

Começou a época balnear em Portugal e esta manhã na praia do Tamariz, no Estoril, o hastear da bandeira azul foi adiada para a próxima segunda-feira.

Lisboa: Taxistas vão ter centro de dia e descontos em novo posto de abastecimento


A Fundação ANTRAL - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Transportes Ligeiros vai construir um centro de dia para taxistas carenciados e uma bomba de gasolina com descontos para a classe, foi ontem anunciado.