O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empresa de táxis contesta atribuição de viaturas adaptadas para deficientes

A Autocoope, empresa de táxis em Lisboa, está a contestar judicialmente a atribuição de 50 novas licenças para viaturas adaptadas a deficientes devido à "ilegalidade" que diz ter sido cometida pela Câmara da capital.
Em declarações à Lusa, o presidente da Autocoope, Carlos Ramos, acusou a Câmara Municipal de Lisboa de violar o regulamento municipal que indica como ordem de preferência para a atribuição de licenças a antiguidade dos alvarás.
"No concurso de atribuição [das 50 novas licenças] há irregularidades/ilegalidades porque o regulamento deu preferência a quem tinha menos tempo de actividade", assegurou o dirigente.
No decorrer da acção, interposta há cerca de um ano, a autarquia terá proposto suspender o concurso, segundo Carlos Ramos. Como tal não aconteceu, a Autocoope comunicou ao tribunal que a câmara não cumpriu a palavra e espera que o "tribunal decida pela anulação".
O também dirigente da Federação Portuguesa do Táxi afirmou que a solução seria "reconverter licenças com os apoios que implicam" a adaptação dos automóveis.
O responsável afirmou que isso aconteceu em Madrid, com os apoios dos ministérios dos Transportes e da Secretaria de Reabilitação, sendo o restante financiado pelos empresários

domingo, 29 de janeiro de 2012

Taxis no mundo

“Taxi” é uma palavra universal (palavras que são usadas em diversos países com o mesmo significado - tais como “hotel”, “sofá”) bem como o serviço, no entanto, cada cidade tem orgulho de seu próprio serviço de Taxi, normalmente fornecido por automóveis, mas que pode muitas vezes utilizar-se de veículos de tração humana (tal como o rickshaw), veículos de tração animal (como as carruagens) e até mesmo barcos (como os “water taxis” ou as gôndolas ). A seguir alguns dos mais extravagantes e belos taxis que podemos encontrar nas diversas cidades do mundo.

Tuc Tuc de Bangkok

Taxi de Barcelona

Taxi do Cairo

Taxi de Cingapura

Coco Taxi de Havana

Taxi de Pequim

Taxi de Madri

Taxi Conceito de Milão

Taxi de Nova York

Taxi de Nova Delhi

Taxi da Cidade do México

Taxi de Moscow

Taxi de Londres

Taxi de Lisboa

Taxi de Hong Kong

Taxi de Buenos Aires

Taxi do Rio de Janeiro

Taxi de Tóquio

Alargado prazo para taxistas concluírem exames médicos

Foi alargado, até 30 de Junho, o prazo para os taxistas concluírem os exames médicos que são obrigados por imposição europeia. A decisão surge depois da ANTRAL ter denunciado que o anterior prazo era insuficiente e que por isso muitos taxistas começariam a conduzir ilegalmente.

Numa nota, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) refere que a decisão de prorrogar o prazo de entrega teve em conta o «elevado número de motoristas que, por razões várias, ainda não tinham dado cumprimento ao referido dever legal».
Em declarações à TSF, Florêncio Almeida, o presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), disse que é de louvar a atitude do IMTT, até porque houve marcação cerrada por parte das autoridades, na caça à multa de pelo menos 500 euros.
O alargamento do prazo por parte do IMTT foi feito com data a contar a partir desta quinta-feira, por isso nenhum taxista terá de pagar qualquer coima a que tenha sido sujeito.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O que muda no preço dos transportes

Os aumentos foram publicados nesta sexta-feira em Diário da República. A partir de quarta-feira, 1 de Fevereiro, o transporte público encarece em média 5% nos passes e bilhetes. Nos privados o aumento ronda os 4%. Mas há outras alterações. Confira as principais mudanças nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto:
  
Em Lisboa:

É criado o novo título Navegante, que associa os actuais passes combinados “Carris e Metro de Lisboa urbano” ao da CP, nos circuitos urbanos de Lisboa, por 35 euros. A modalidade que permite associar os passes “Carris e Metro de Lisboa rede” à CP Lisboa custa 40 euros.

O Navegante permite viajar na CP nos percursos Belém-Cais do Sodré, Benfica-Rossio, Benfica-Oriente, Oriente-Santa Apolónia e Alcântara Terra-Oriente.

Vão também ser criados passes Navegante combinados com a Transtejo/Soflusa: até Cacilhas vai custar 45 euros; para o Barreiro 56,1 euros; e o que inclui o Seixal e Montijo vai custar 49,5 euros.

O passe normal Carris urbano a 30 dias sobe para 29 euros e o passe Carris rede 30 dias passa a custar 35 euros. O preço dos bilhetes a bordo mantém-se: 1,75 euros nos autocarros e 2,85 euros nos eléctricos.

O passe mensal do Metro aumenta de 23,90 euros para 29 euros. Já o passe para toda a rede do Metro sobe de 32 para 35 euros.

Deixa de ser possível fazer novas adesões aos passes monomodais da Carris e do Metro. Em Janeiro de 2013, deixam de existir os passes e outros títulos que permitem utilizar apenas um meio de transporte, à excepção dos bilhetes comprados a bordo da Carris.

Quem trocar as assinaturas actuais pelo Navegante beneficiará de um desconto mensal de três euros, até 31 de Dezembro deste ano.

Em 2013, o preço do Navegante urbano vai aumentar para igualar o preço do Andante Z3 (no Porto), que deverá também subir de acordo com a taxa de inflação.

Cada viagem no Metropolitano de Lisboa vai custar 1,25 euros. Quem carrega o cartão Viva Viagem com a modalidade zapping passa a pagar um valor único de 1,15 euros por uma viagem.

Na rede urbana da CP Lisboa, os aumentos vão dos dois aos 5,9%. Por exemplo, o passe mensal da zona 1 vai custar 29,5 euros. O da zona 2 vai aumentar para 39,6 euros e o da zona 3 vai passar a custar 45,1 euros.

Os novos valores das assinaturas e dos bilhetes estão disponíveis no site (www.cp.pt) da transportadora na Internet.


No Porto:

Não serão aceites novas adesões às assinaturas monomodais da STCP. Estas deixarão de existir a partir de 1 de Janeiro de 2013.

Para quem já tem assinatura da STCP, o preço sobe para os 29 euros na STCP Porto (A) normal.

O valor do Andante Z3 normal diminui 0,50 euros, para os 36 euros.

Até ao final do ano, os actuais assinantes de títulos mensais da STCP que migrem para o Andante nas modalidades de 6 ou mais zonas, e 10 ou mais zonas, beneficia de uma bonificação correspondente ao preço diferencial de uma e duas zonas, respectivamente.

Deixará de haver passes e assinaturas de dias úteis, que vão dar lugar aos passes a 30 dias, tanto em Lisboa como no Porto.


A nível nacional, nos passes escolares 4_18 (para estudantes entre os 4 e os 18 anos) e sub-23 (para estudantes do ensino superior até 23 anos), diminui o desconto de 50% para 25%, mas só até Junho. Depois o desconto dependerá dos rendimentos da família. Os estudantes que beneficiem do escalão A do apoio social escolar continuam a ter um desconto de 50% sobre o preço total.

Além disso, o Governo vai criar um passe com desconto de 25% exclusivo para reformados, pensionistas e crianças que viajem nos transportes públicos fora das horas de ponta. Esta bonificação não depende dos rendimentos e pode ser acumulada com outros benefícios. Os reformados que recebam o rendimento social de inserção e o complemento solidário para idosos mantêm um desconto de 50%.

O Passe Social+ é alargado a famílias com rendimentos até 1258 euros, que tenham dois sujeitos passivos e dois dependentes (idosos ou jovens), com descontos progressivos consoante o rendimento.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Taxista sem carta profissional atualizada pode ser multado

Taxista apanhado sem a nova Carteira de Aptidão Profissional pode ser multado. Novas regras impõem condutores com menos de 65 anos e cursos de formação e exames de saúde e psicológicos.

A obrigatoriedade da CAP - Carteira de Aptidão Profissional para os taxistas está a levantar uma onda de protestos por parte da classe. O limite de idade - 65 anos - condenará centenas de motoristas ao desemprego, uma vez que uma larga franja de profissionais inclui-se ou já ultrapassou esta faixa etária. A exigência de formação e de atestados de saúde levarão também a que muitos outros taxistas não consigam renovar o documento que possuem atualmente.

Os profissionais discordam das exigências da legislação, queixam-se de não terem tipo tempo suficiente para tratar de tudo, em especial o atestado de saúde, e estão também descontentes por arcarem com os custos da formação.

Idoneidade e saúde, exige-se 



A CAP, documento válido por cinco anos, é obrigatória a partir deste mês e visa assegurar a melhoria da qualidade do serviço de transportes públicos e de passageiros. 
São requisitos para tirar a CAP ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, escolaridade obrigatória, domínio da língua portuguesa (o que poderá chumbar muitos dos profissionais estrangeiros, em especial russos e ucranianos) e carta de condução (categoria B).
É necessário também não ter sido condenado em pena de prisão efetiva igual ou superior a três anos, salvo reabilitação ou decurso do período de três anos após o cumprimento da pena, e ter concluído com aproveitamento um curso de formação profissional inicial, reconhecido pela DGTT - Direcção Geral de Transportes Terrestres e Fluviais.
Para o documento, exige-se ainda experiência profissional de dois anos que implique habitualmente a condução de veículos automóveis. O condutor deve ter frequentado um curso profissional de aperfeiçoamento aprovado pela DGTTF ou apresentar um título que habilite ao exercício de motorista de táxi emitido há menos de cinco anos na União Europeia ou noutro país (em caso de acordo de reciprocidade).
Além de cadastro de conduta limpo, o candidato deve ter sido aprovado em exame psicotécnico. 
O condutor que não tiver a CAP comete uma contraordenação punida com coimas aplicáveis ao motorista e à entidade empregadora, no caso de trabalhar por conta de outrem


Partilhar táxi com estranhos

Na Guiné Equatorial, o táxi é um transporte "comunitário" e domina as ruas de Malabo.

O outro lado da CAN - partilhar táxi com estranhosDe certeza que já partilhou um táxi com amigos ou talvez com vizinhos. E com estranhos? Nunca?  Se algum dia for a Malabo, capital da Guiné Equatorial, e apanhar um táxi, não se assuste se de repente o motorista parar e entrar mais alguém.
Por aqui o taxi é algo "comunitário". De velhos a novos, de todas as marcas, com ou sem pinturas personalizadas, há até alguns que oferecem ar condicionado, um luxo numa cidade quente e húmida e onde o calor parece querer "secar-nos" sempre que vamos à rua.
Na verdade, táxis é o que mais deve haver nesta cidade. Os preços dependem d do percurso mas também da vontade do motorista. Do aeroporto até ao centro da cidade são três mil francos CFA, qualquer coisa como 4,6 euros. Na maior parte dos percuros, os taxistas cobram 500 francos (1 euro são 650 francos CFA), a tarifa mínima. À noite, os preços são a duplicar.
Se for o primeiro a entrar no táxi, então o primeiro destino será o seu. Se for o último, tem de esperar que o motorista "entregue" todos ao "domicílio", pela ordem de chegada ou então pela proximidade do seu destino.
São eles também que "entopem"  as principais vias da cidade, principalmente ao final da tarde. Os semáforos e sinais de trânsito nem sempre são respeitados. Passa quem chegar primeiro, quem primeiro "meter o nariz à frente". O resto resolve-se com buzinadelas, gritos e alguns insultos. Sem radares e sem polícia de trânsito, é o salve-se quem puder.
Mas no meio de um aparente caos, há alguma organização. Há respeito mútuo. Quem está ao volante, conhece o meio e por isso conduz com muitas cautelas.
Quase ninguém fala francês ou inglês. Alguns arranham o espanhol, tal como eu. Falam a língua local, uma mistura de espanhol com as línguas nativas.
Se tiver sorte, vai sozinho. Caso contrário, terá de partilhar o taxi com mais três ou quatro pessoas. Se for ao meio-dia e com o calor que faz aqui, reze para não apanhar trânsito...

Multas por falta de exames médicos são de 500 euros, no mínimo

Muitos taxistas arriscam-se a pagar multas de, pelo menos, 500 euros a partir de quinta-feira por não terem conseguido concluir os exames médicos exigidos pela União Europeia a tempo, alertou hoje o presidente da associação nacional do setor.
Segundo Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), o “problema é a obtenção do atestado do delegado de saúde, que tem de ser o da área de residência, e muitos só têm consulta para abril”.
Em causa está uma imposição da União Europeia, segundo a qual todos os taxistas com mais de 65 anos ou com licenças de condução emitidas antes de 20 de julho de 1998 têm de fazer exames médicos e psicológicos até 25 de janeiro de 2012.
Os taxistas têm assim até quinta-feira para entregarem toda a documentação no Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), caso contrário, andam ilegalmente na estrada.
Florêncio Almeida disse à Lusa que o IMTT se tinha comprometido a receber os processos provisoriamente, “desde que se provasse que a consulta para o delegado de saúde estava marcada”, mas não os está a aceitar.
O responsável acredita que muitos vão estar a trabalhar ilegalmente e fez saber que a ANTRAL está “disponível para os apoiar juridicamente até às últimas consequências”.
Para o presidente da ANTRAL, os taxistas “não podem ser penalizados por as instituições não darem respostas, nem os carros podem ficar parados”.
Florêncio Almeida disse ainda “ter a certeza que a polícia vai andar amanhã [quinta-feira] nas praças de táxi a ver se os taxistas têm tudo em ordem”.
Segundo o presidente da ANTRAL, as multas previstas para esta situação são, no mínimo, de 500 euros.
De acordo com o responsável, cerca de 12 mil dos 16 mil taxistas que circulam em Portugal tiraram a carta de condução antes de 1998.
Contactada pela Lusa, fonte do IMTT destacou que este é um processo que se iniciou em janeiro de 2010, pelo que os taxistas tiveram tempo para tratar do processo.
“Conforme estabelecido no diploma, os motoristas de táxi dispuseram de dois anos para procederem ao averbamento do grupo 2 nas suas de cartas de condução. O IMTT considera que este período de dois anos permitiu que os condutores abrangidos dispuseram do tempo suficiente para cumprirem esta exigência legal”, disse a fonte.
A mesma fonte indicou que o IMTT não pode prolongar o prazo para a entrega dos atestados médicos porque “não pode fazer alterações legislativas”.

Isaltino recorre para a Antral da Suíça

O Ministério Público, desde Novembro de 2011, já solicitou duas vezes a prisão de Isaltino Morais, mas esta tem sido protelada devido ao tsunami de recursos.
O presidente da câmara de Oeiras já está por tudo e, ontem, recorreu para a congénere suíça da Antral, garantiram ao INIMIGO várias fontes ligadas ao processo (Isaltino, o advogado de Isaltino, o sobrinho taxista de Isaltino e o presidente do CSI – Comité de Salvação do Isaltino).
“Como se sabe, os VIP podem recorrer para instâncias esquisitas”, explicou o bastonário Marinho ao INIMIGO. “Vale Azevedo, lembro, recorreu para o ‘Tempo Extra’, Oliveira e Costa recorreu para Vale e Azevedo e Manuel Godinho recorreu para uma traineira de apanha do robalo.” MB

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Três pessoas feridas em acidente entre camião e táxi

Um acidente de viação que envolveu um camião e um táxi provocou esta tarde ferimentos em três pessoas.

O acidente ocorreu na região de Murça,na Estrada Nacional N.º 15, onde durante a tarde de hoje um táxi e um camião colidiram numa curva, resultando daí três feridos.

Segundo disse ao JN César Lourenço, dos Bombeiros Voluntários de Murça, um homem de 78 anos foi transportado por um helicóptero do INEM para o hospital de Vila Real, depois de ter sido desencarcerado da viatura ligeira. Já a familiar que o acompanhava, de 79 anos, foi encaminhada numa ambulância do INEM para o Centro de Saúde de Murça.

Quem sofreu ferimentos ligeiros foi o condutor do pesado, que optou por não receber assistência médica.

Nas operações de socorro, participou uma dúzia de bombeiros de Murça apoiados por quatro viaturas.

Antral propõe pacote para os turistas que usam táxi no Porto e "vigia" Gato da STCP

O vice-presidente da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (Antral), José Monteiro, defende que a cidade do Porto deve responder, com criatividade, ao aumento de turistas que a visitam. "A cidade, com o patrocínio da câmara, devia ser inovadora e chamar os restaurantes, hotéis e táxis para dar resposta ao aumento de fluxo turístico", propõe.
 A solução que gostaria de ver concretizada passa pela criação de um voucher, semelhante ao que já viu em Madrid e também ao que existe em Matosinhos, embora, neste último caso, envolvendo apenas táxis e restaurantes.

"Assim, a pessoa vai mais descansada. Se não for à vontade, não bebe, não consome. Se for de táxi, aumenta o consumo e não tem o incómodo de andar à procura de lugar nem de ter o carro assaltado ou riscado", argumenta o vice-presidente da Antral.

José Monteiro admite que "foi confrontado" por um dos associados da Antral que questiona se o autocarro Gato - o novo serviço da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) - não estará a fazer serviço de táxi. O Gato transporta, por 2 euros, quem frequenta a movida nocturna da cidade ao fim-de-semana, entre a 00h30 e as 5h30. Neste caso, só os términos do percurso - Igreja do Carmo e Hospital de São João - são fixos. Entre estes dois pontos, o Gato pode alterar rotas para deixar entrar ou largar passageiros.

Ao protesto, José Monteiro reage com algum cuidado. "Os transportes estão perfeitamente regulamentados. Nós, primeiro, temos que saber que tipo de "bicho" é que este Gato é. Depois de verificarmos, de sabermos, confrontamos com a lei", explica.

No caso de o Gato - que, segundo a própria STCP , está a registar uma "adesão muito baixa" - desrespeitar a lei, José Monteiro entende que não competirá à Antral agir judicialmente. "A lei é para cumprir e quem tem de fazer cumprir a lei é o IMTT", defende.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Transportes sobem cinco por cento em fevereiro

Os transportes públicos vão aumentar em média cinco por cento em fevereiro. É o terceiro aumento nos últimos doze meses.

Portugueses pagaram mais de 230 mil euros por dia em multas de trânsito em 2011


  
Só no ano passado, os portugueses pagaram mais de 230 mil euros por dia em multas por infracções na estrada. O valor representa um aumento de quase 80% em relação a 2010. Os condutores pagaram perto de 85 milhões de euros no total do ano passado, contra os 47 milhões do ano anterior. O Ministério da Administração Interna já anunciou que devem ser apresentadas em breve alterações ao Código da Estrada.


Cortes na rede de transportes são menos gravosos do que se esperava


  
Já são conhecidas algumas alterações à rede de transportes públicos, o documento final já foi entregue à Junta Metropolitana de Lisboa pelo secretário de Estado dos Transportes. No final o Governo deixou cair vários cortes propostos pelo grupo de trabalho. Para o movimento de utentes dos serviços públicos as alterações são menos gravosas, mas estão longe de ser perfeitas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Passear pelo Cairo no Táxi do Conhecimento


Sob os holofotes do mundo por todas e mais alguma razão, o Egipto anda a inovar no incentivo à leitura, num projecto apoiado por uma rede de livrarias e pelo Turismo egipcío: já se pode passear pela cidade do Cairo num taxi-biblioteca. São os "Táxis do Conhecimento".
Ir de um ponto ao outro da capital do Egipto num táxi pode ser uma missão extenuante, dadas as intermináveis filas de trânsito. Ou assim era... Um projecto tornou já 50 táxis numa espécie de bibliotecas rolantes que oferecem aos seus passageiros leituras variadas. E já há mais em lista de espera, sendo que as previsões apontam para que até ao fim de 2012 nasçam dois mil táxis-biblioteca, baptizados de "Táxis do Conhecimento".
O programa, também de incentivo à leitura "num país em se tem pouco tempo livre para este tipo de lazer", é uma iniciativa da rede de livrarias Alef Bookstores e conta com o apoio do Turismo do país.
Entre os títulos, predominam as pequenas ficções e as sátiras, mas já há passageiros a "solicitarem títulos específicos" e outros que "oferecem os seus próprios livros gratuitamente". Ler no trânsito parece estar a ganhar forma e, segundo o Turismo do Egipto, "muitas companhias de táxi querem inclui-los nas suas unidades e várias editoras e livrarias desejam fazer parte do projecto

sábado, 21 de janeiro de 2012

Tarifas dos transportes entram em vigor a 1 de fevereiro com aumentos superiores a 3%



O Ministério da Economia confirmou à Antena 1 que as novas tarifas dos transportes vão mesmo entrar em vigor a 1 de Fevereiro. Os aumentos vão ser acima dos 3%, e nesta altura o Ministério tem de comunicar o valor às empresas públicas de transportes ainda hoje, ou amanhã. Certo, é que a partir de fevereiro vamos ter transportes mais caros, como conta o jornalista Fausto Coutinho.

Plano do Governo para rede de transportes menos gravoso para utentes


O Governo deixou cair várias propostas do grupo nomeado para estudar e propor alterações à rede de transportes. De acordo com o jornal Público, o documento final já foi entregue pelo secretário de Estado dos Transportes à Junta Metropolitana de Lisboa e é muito menos gravoso para os utentes do que as propostas iniciais.

Lisboa vai ter novas faixas para autocarros



O vereador da Mobilidade e Infra-estruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, afirma à Antena1 que vão ser criadas novas faixas para autocarros nas estradas da cidade de Lisboa. A medida resultante do plano de reestruturação dos transportes que o Governo está a trabalhar deverá entrar em vigor no início do próximo ano letivo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Guardava droga nas cuecas a bordo de táxi

A GNR de Grândola fez esta manhã uma apreensão de mais de cinco mil doses de droga durante uma operação STOP, no interior de um táxi, tendo detido quatro indivíduos. Um deles é o motorista, mas era o pendura quem levava a droga escondida nas cuecas.
O táxi intercetado em excesso de velocidade, que se encaminhava para a auto-estrada do Sul, no acesso pelo IC33, próximo de Grândola, levou a GNR a abordar o motorista, estranhando o comportamento excessivamente nervoso do homem que transportava três passageiros.
O indivíduo que seguia no lugar do pendura viria a sair da viatura, acabando por ser revistado, tendo em sua posse 1041 doses de cocaína e 4045 doses de heroína. A droga encontrava-se numa meia de vidro, que o suspeito guardava nas cuecas.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Táxi com wi-fi, bebidas e videogame

Motoristas com espírito empreendedor oferecem mimos gratuitos para fidelizar a clientela  

A Zafira de Sebastião Junior parece só mais um entre os 33.700 táxis que circulam pela capital. Quem toma o carro no ponto ao lado do Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, porém, se surpreende ao ser apresentado aos diferenciais do serviço. “Vou avisando ao cliente que é possível conectar o tablet ou o celular no wi-fi do veículo”, diz ele. Se quiser descansar um pouco da internet, o passageiro poderá folhear revistas (ele assina pelo menos quatro títulos), ver televisão ou jogar videogame PlayStation 2. Por fim, tomar água, chupar uma balinha e pagar a corrida com cartão de crédito ou débito, ao mesmo preço da tabela-padrão cobrada por qualquer concorrente desprovido desses atrativos. “Não me falta freguesia”, orgulha-se. Com investimento inicial de 6.000 reais na compra desses equipamentos e gastos mensais de 150 reais, calcula-se que ele fature cerca de 7.500 reais por mês. 

“Esse tipo de inovação é uma tendência para quem não quer perder dinheiro ao ficar horas parado no ponto”, diz o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Silva. Apesar da dificuldade crescente dos paulistanos em encontrar um carro em horário de pico, reflexo do aquecimento da economia nos últimos anos, fazer rodar o taxímetro nos períodos mais mornos ainda é um desafio, especialmente depois que a competição pelos passageiros aumentou — no fim do ano, foram concedidos 1.200 novos alvarás a profissionais da área.

Na praça apenas desde 2009, Roldan Amorim, de 28 anos, já aprendeu a lição e, com seu Honda City, aposta nos chamados de estrangeiros que visitam São Paulo. “Tenho no meu carro um iPod com mais de 900 músicas para o passageiro escolher e uma tela com imagens de pontos turísticos da cidade”, conta ele, que arranha o inglês. “Meu pai trabalhou no ramo a vida inteira e nunca pensou em inovar assim, mas eu percebi logo a importância desse tipo de atitude.”
De olho em eventos como a Copa do Mundo, uma campanha intitulada Taxista Nota 10 tenta dar respaldo a quem está disposto a se aprimorar. Encabeçado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com parceiros como a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o projeto distribuirá quinze edições mensais de um informativo impresso que traz notícias sobre gestão de negócios, finanças, marketing pessoal e empreendedorismo. Cursos a distância de inglês ou espanhol completam a grade. A meta é atender 20.000 motoristas na metrópole até 2014.
Por enquanto, achar nas ruas um táxi repleto de regalias é uma loteria. Garantia de conforto só com serviços mais caros, como o da cooperativa Cooperluxo, cuja tarifa é 50% maior. Sua frota de 120 automóveis oferece TV, wi-fi, tablets, frigobar com água de coco de caixinha e vidros blindados. Quem mima o passageiro cobrando o preço de tabela costuma desdenhar. “Quero que meu cliente saia do carro sabendo que pagou barato”, diz João Batista, há treze anos na praça, com longa lista de cortesias, que crescem ano a ano. Hoje, oferece revistas, água, uma dose de uísque com gelo transportado em sacola térmica — antes disso, assim que o freguês se acomoda nos bancos aveludados, ele aciona a sonoplastia de uma salva de palmas, com direito a assovios e gritinhos, como agradecimento pela preferência. “Faço de tudo para agradar.”

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Greve deixa Roma e outras cidades italianas sem táxis

Proposta de liberalização do setor de serviços, parte do pacote anticrise, provoca o protesto dos taxistas 

Imagine uma cidade turística como Roma sem táxis para levar visitantes a pontos como o Coliseu ou o Panteão. Desde quinta-feira (12), os taxistas italianos estão em greve e se recusam a circular. Eles protestam contra a liberalização do setor de serviços proposta pelo primeiro-ministro Mario Monti para estimular a recuperação econômica da Itália. Nesta sexta (13), os taxistas vão se concentrar em frente à sede do governo.

A greve, programada para começar no dia 23 de janeiro foi antecipada. Em cidades como Nápoles, os taxistas atendem apenas idosos e pessoas com deficiência. A estação central de Termini e o aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma, são os pontos mais afetados pela falta de táxis.

Se a liberação do setor for aprovada, as licenças poderão ser adquiridas gratuitamente. Hoje, elas são passadas de pai para filho ou compradas por cerca de 150 mil euros. Estima-se que a frota romana dobre, chegando a 15 mil veículos. Os taxistas napolitanos, cujos turnos são de dez horas por dia e cinco dias por semana, dizem que, com a liberação das licenças, não haveria trabalho para todos, já que as despesas, especialmente com combustível, aumentaram muito.

Em 2007, o governo de Romano Prodi havia tentado liberar o setor, mas os taxistas entraram em greve e bloquearam as principais cidades do país durante alguns dias. A medida acabou sendo cancelada. Desta vez, com a crise econômica, o pacote de liberalização deve ser aprovado pelo gabinete até o dia 20 de janeiro e vai afetar também farmácias, correios e distribuidores de gás e combustível.

Um taxista em Nova Iorque

Robert De Niro conduziu 12 horas por dia um táxi em Nova Iorque durante um mês para se preparar para o papel de Travis Bickle no filme "Taxi Driver" (1976) de Martin Scorsese.
A procura de realismo e de perfeccionismo para interpretar o papel que lançaria definitivamente a sua carreira, obrigou De Niro a uma intensa experiência de condução pelas ruas da "Grande Maçã". Esta experiência permitiu-lhe conhecer melhor os meandros mais obscuros e degradantes das ruas nova iorquinas e da vida de taxista nocturno - úteis para a construção da sua personagem e para tornar mais credível a história.
E como é óbvio, para conduzir qualquer viatura - e um táxi em particular - o actor tinha de estar legalmente habilitado para tal. Por isso, tirou uma licença de motorista de táxis - "Taxicab Driver's Licence", tirada no dia 31 de Maio de 1976, uns meses antes do início das filmagens do filme de Scorsese.

GNR - leiam e cuidem-se!

NUNCA ME PASSOU PELA CABEÇA QUE A GNR ESTIVESSE A FICAR
TÃO .................... ESPERTA!!!

Um tipo decide vender o carro e, como já é usual, utiliza o método de
colocar um anúncio com o nº de telemóvel no vidro traseiro do carro.
Dirige-se para o trabalho e conduz muito tranquilamente a 50Km/h. De
repente toca o telemóvel:
-Bom dia, fala de uma unidade móvel da Brigada de Trânsito da G.N.R. e
estamos atrás de si. O senhor não sabe que é proibido atender o
telemóvel enquanto conduz? Encoste por favor!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Taxista roubada por dois passageiros


Uma mulher taxista apresentou queixa por roubo no posto da GNR da Tocha, esta quarta feira, pelas 16.00, após uma viagem desde Ílhavo com dois passageiros.
Dois homens, vestidos com casacos com capuz, ameaçaram-na com arma branca quando chegaram à Tocha. Levaram 180 euros e três anéis. Os dois homens saíram do táxi e entraram num automóvel que encetou a fuga. Os militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Montemor-o-Velho e de Cantanhede iniciaram a investigação ao caso que, agora, está sob alçada da Directoria do Centro da Polícia Judiciária.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Taxi Advertising publicita ginásios Virgin Active

Os táxis da empresa Taxi Advertising foram escolhidos, pela segunda vez, para comunicar as novas ofertas dos ginásios da cadeia Virgin Active. Já no ano passado, a cadeia de ginásios estive em Gaia e no Porto com a Taxi Advertising, percorrendo 72 mil quilómetros e perfazendo 5760 horas de circulação.
Agora, os táxis vão percorrer mais de 45 mil quilómetros no concelho de Oeiras e arredores, comunicando os benefícios de inscrição nos ginásios da cadeia Virgin Active em janeiro.
A Taxi Advertising tem como objetivo "colocar ar marcas e os seus clientes a circular junto do seu target, a toda a hora, sem rotas fixas, com uma exposição constante", revela a marca.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vídeo: Único fusca táxi do Recife terá que sair de circulação

Em frente ao Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, um fusca se destaca pela cor extravagante, um laranja conhecido como laranja monza. Há 32 anos, Amaro Bernardo da Silva, 59 anos, mais conhecido por Sr. Lucas pilota o seu táxi fusca. Este é o único do Recife que ainda é usado como táxi. A história do fusquinha de Sr. Lucas é grande. O carro dominou a cidade nas décadas de 70 e 80 e, desde então, já carregou muita gente famosa e guarda histórias marcantes.

Por causa de uma lei da Prefeitura, que só quer cadastrar carros de 2005 em diante, Sr. Lucas terá que parar de circular com o fusca táxi. Enquanto o prazo não chega, ele aproveita a fama. Confira no vídeo: