O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Motoristas de táxi de Pequim ajudam Microsoft a melhorar serviço de mapas

Empresa analisou dados de GPS de 33 mil táxis para fornecer instruções de tráfego mais rápidas que as obtidas com base em dados comuns.

É surpreendente como algo tão trivial como o trânsito possa se tornar um problema tão complicado quando transferido para os computadores. Você não tem só que lidar com ruas de mão única e becos sem saída, mas com problemas temporários como congestionamentos e bloqueio de vias.

Com tantas variáveis, o que um site de mapeamento pode fazer? Bem, se você é a Microsoft, a saída é buscar os especialistas em trânsito e estas pessoas são os motoristas de táxi.
A Microsoft começou um programa em Pequim que busca coletar dados de GPS de 33 mil táxis que circulam pela capital chinesa e minerar os dados em busca das rotas mais rápidas, num sistema que foi batizado de T-Drive.
As instruções de tráfego tradicionais apoiam-se no comprimento das ruas e nos limites de velocidade, mas essa abordagem implica em falhas óbvias. A maioria das instruções não pode levar em conta situações de trânsito como engarrafamentos matinais e fechamento de ruas, mas o T-Drive – que colheu três meses de dados dos carros de praça – pode.
É claro que a questão real, em relação ao T-Drive, é se ele é eficaz. Até agora, a resposta parece ser sim. O sistema parece economizar 16% do tempo médio de trajeto quando comparado às instruções tradicionais de tráfego.
Nenhuma palavra foi dita sobre se ou quando a Microsoft expandirá o programa para outras cidades além de Pequim. Mas, desde que o sistema precisa apenas de um conjunto de táxis equipados com GPS, muitas das maiores cidades do mundo poderiam ser as candidatas perfeitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário