O táxi como negócio - Taxista Empreendedor
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Nissan NV200 o Taxi do futuro
Adorem ou detestem, o NV200 está prestes a tornar-se no táxi mais popular do mundo. Depois de ter sido criado de propósito para ir ao encontro dos requisitos dos taxistas em Nova Iorque, agora prepara-se também para conquistar os taxistas londrinos. Mas será que a massificação e globalização dos táxis não vai tornar as nossas visitas turísticas mais aborrecidas?Em Nova Iorque já estou tão habituado ao Ford Crown Victoria que já nem consigo imaginar outro carro amarelo a fazer de táxi. É um símbolo americano que é difícil de substituir. Em Londres a história repete-se, não consigo de forma alguma visualizar a cidade sem a presença dos Hackney pretos. Mas, não podemos parar a globalização e, por muito que nos custe, o Nissan NV200 vai trazer muitos benefícios aos taxistas e às cidades que vai servir. É mais espaçoso, sendo, no entanto, mais pequeno. Tem um custo de manutenção muito mais baixo, é menos poluente e é muito mais económico.
Mas, não deixa de ser um carro japonês que não tem nada a ver com as cidades que vai servir. Teria sido muito melhor se a Nissan tivesse desenvolvido carroçarias diferentes que tivessem mais a ver com a cultura local. Não seria difícil tornar isto possível, afinal de contas, os fabricantes de automóveis fazem-no a toda a hora.Em Portugal, a história já é um pouco diferente, pois qualquer taxista pode comprar o modelo que quiser. Prevalecem os Mercedes-Benz, mas não é difícil encontrar taxis de outras marcas. E se os nossos taxistas adoptassem em massa os Nissan NV200 não ficava nada chocado.
Tenho pena que estes táxis venham substituir os antigos, mais sintonizados com a cultura local, acho que no futuro os postais destas cidades vão ser bem mais aborrecidos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário