O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

domingo, 26 de agosto de 2012

Um ponto de táxi virtual

Fortaleza já dispõe de um serviço de táxi via Internet. Entre as suas vantagens estão monitorar online o percurso que o motorista faz até o local marcado para buscar o passageiro e até mesmo toda a corrida. Em breve o serviço deve ser ofertado como aplicativo para smartphones
O procedimento é dos mais simples. O cliente acessa o site, informa sua localização e o destino para onde deseja ir. Na sequência, fica sabendo quantos quilômetros terá seu percurso e aproximadamente quanto ele custará (tanto se forem cobrados valores de Bandeira 1 quanto de Bandeira 2). A próxima etapa é confirmar os dados. Por último, chama o táxi. E aqui, começam os maiores diferençais deste serviço de táxi online que começou este mês a funcionar em Fortaleza.


Ao ter seu pedido atendido, o cliente é informado qual o motorista está indo buscá-lo e qual o seu telefone celular para contato. Mais que isso. Passa a poder acompanhar seu deslocamento em um mapa disponibilizado no site (com informações transmitidas em tempo real através de GPS).

A utilidade prática desta ferramenta é saber se realmente o táxi está a caminho, se está próximo do local marcado para buscar o passageiro ou se ainda demora até chegar.

Esta possibilidade de monitoramento é estendida também durante a corrida. Quem estiver conectado em casa pode acompanhar por este mapa o caminho que o táxi está fazendo até chegar a seu destino - o que é muito útil quando o passageiro for alguém de fora da cidade ou um pré-adolescente sozinho, por exemplo.

É assim que funciona o serviço TXsimples criado pelo programador Fernando Chucre, 27, e pelo publicitário Carlos Alexandre Santos, 29, e que já está disponível em Fortaleza. “A principal vantagem é proporcionar ao cliente controle absoluto sobre sua corrida através do monitoramento online”, afirma Chucre, catarinense radicado na capital cearense há oito anos.

Ele conta que a ideia surgiu quando estava em Natal, para participar de um congresso e quase perde seu voo de volta por causa do atraso de um táxi que havia pedido no hotel. “Todo mundo que viaja já passou por uma situação do gênero”, aponta. “Sempre que eu ligava para a central para cobrar, a atendente informava que o táxi estava a caminho, já estava chegando, mas não era verdade. Foi aí que veio o insight”.

Seu sócio no projeto, Carlos Alexandre, acrescenta que a dupla passou um ano elaborando a ferramenta e fazendo ajustes. Até que, depois de chegar aos finalistas de dois concursos nacionais de ideias inovadoras, eles resolveram largar tudo e apostar de verdade no novo serviço.

O TXSimples funciona em parceria com uma empresa credenciada, a Brasil Rádio Táxi. São os veículos cadastrados nela que são enviados para quem solicita o serviço através do site.

O próximo passo da empresa de Chucre e Carlos Alexandre é disponibilizar na App Store e na Google Play, os aplicativos de download gratuitos que permitirtão pedir o táxi e acompanhar a corrida através de smartphones.

“Os aplicativos já estão prontos. Nossa previsão é que em três semanas já seja possível baixar para Android. Já para iPhone demora mais um pouco: sete semanas”, diz Carlos Alexandre.

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