O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

domingo, 18 de abril de 2010

Conselhos práticos para poupar em combustível

Conheça as suas Regras de Ouro e reduza os consumos
1. Conduzir a uma velocidade o mais constante possível e, acima de tudo, com suavidade, evitando acelerações/desacelerações e travagens bruscas. (Pode poupar 15% de combustível conduzindo a 80 Km/h, em vez de 100 Km/h).

2. Usar a relação de caixa de velocidades mais alta possível. Uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, que resulta num menor consumo de combustível. (Potencial de poupança: 10%).

3. Cumprir os limites de velocidade, obtendo uma economia de combustível e contribuindo para a segurança rodoviária. (Um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível)

4. Verificar, todos os meses, a pressão dos pneus. A pressão errada obriga à substituição antecipada dos pneus. Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento (desgaste lateral) e o consumo de combustível. Uma pressão demasiado alta provoca um desgaste, no centro do pneu, e uma menor aderência na condução. (A pressão correcta permite-lhe uma poupança até 3%).

Leia mais sobre eco-condução

5. Manter o veículo afinado e verificar o nível do óleo com regularidade. (Potencial de poupança: 3%)

6. Escolher o melhor percurso nas deslocações e tentar antecipar o fluxo de trânsito. Uma rota bem planeada é um bom recurso para poupar combustível. (Potencial de poupança: 5%)

7. Adaptar a velocidade do veículo ao tráfego e evitar mudar de via de trânsito.

8. Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário. (O sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%)

Fonte: Fleet Magazine

Sem comentários:

Enviar um comentário