O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Taxista aponta pistola a colega

Lisboa: Ameaças de morte na praça de táxis do Hospital P. Valente

Um taxista apontou uma pistola à cabeça de um colega de trabalho, anteontem à noite, na Praça de Táxis do Hospital Pulido Valente, em Lisboa. O desentendimento entre os dois homens deu-se por causa de um cliente, em plena rua e perante o olhar incrédulo de várias pessoas. A PSP foi chamada ao local e ambos foram encaminhados à esquadra. Apesar do susto, com ameaças de morte, não resultaram feridos do incidente.

O caso deu-se pouco depois das 22h00. Os taxistas iniciaram uma acesa troca de palavras quando um deles aproveitou a ida do colega à casa de banho e colocou o seu carro à frente, preparando-se para transportar um cliente. O outro regressou ao táxi nessa altura e, sentindo-se lesado, iniciou a discussão, com alguns empurrões à mistura. Entrou no carro, sacou de uma pistola que guardava debaixo do assento e apontou a arma de fogo à cabeça do colega, sob constantes ameaças de morte. Completamente em pânico, a vítima conseguiu chamar a PSP. Foram ambos levados à esquadra, mas, segundo fonte policial, não houve detenções.
A pistola, de calibre 6,35mm, estava legalizada e o taxista tinha licença de uso e porte de arma. A investigação, por crime de ameaça qualificada, está agora entregue à 3ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Lisboa.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contrariados... mas vão! Voltamos a acompanhar os taxistas da praça do aeroporto



O aeroporto de Lisboa é servido por autocarros da Carris - 6 carreiras - e tem transportes especiais directos para algumas das zonas centrais da cidade. Não há metro, talvez em 2011, mas, claro, há e sempre houve táxis. E os taxistas têm fama, e algum proveito, como vimos ontem por Cá, de má vontade para com clientes pouco rentáveis.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nós por cá fomos ver como correm as viagens de táxi para o aeroporto de Lisboa



Na semana de uma das maiores crises na aviação civil, com o carro, autocarro ou táxi a surgir como solução quase única para deslocações na Europa, Nós por Cá fomos apanhar táxi às chegadas do aeroporto de Lisboa... várias vezes, vários motoristas, sempre o mesmo destino... a escassos quilómetros da praça de táxis. Quer ver como correram as viagens? Entre mal e... menos mal.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ambulâncias estão à porta do IPO

Devido a novo sistema de estacionamento

Cerca de uma dezena de ambulâncias de bombeiros voluntários está parada junto à porta principal do Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, devido ao novo sistema de estacionamento que obriga ao pagamento quando se está estacionado mais de meia hora no mesmo local.

Este novo sistema de pagamento entrou em vigor esta segunda-feira e está a gerar muitas críticas dos bombeiros, que apenas foram informados deste novo regulamento na passada sexta-feira. Os bombeiros dizem que quem tem de pagar esta nova factura serão os doentes. 
Apenas os bombeiros voluntários estão a ser obrigados a pagar o estacionamento. São eles que entre as 09h00 e as 17h00 transportam os doentes de todos os pontos do País para as consultas, porque os bombeiros sapadores normalmente não fazem este tipo de transporte. 
Sendo de fora de Lisboa, os bombeiros não têm onde estacionar as ambulâncias enquanto esperam pelos doentes. 

Cientistas criam carro conduzido pelo olhar


Cientistas criam carro conduzido pelo olhar
Carro segue a direção para a qual o motorista está olhando
Cansado dos movimentos circulares por dirigir ao volante? Experimente isso: pesquisadores alemães desenvolveram uma nova tecnologia que faz com que motoristas conduzam automóveis usando apenas seus olhos.
Raul Rojas, pesquisador de inteligência artificial da Free University em Berlim, disse nesta sexta-feira (23) que a tecnologia rastreia o movimento do olho do motorista e, na rotação, conduz o carro em qualquer direção para a qual ele esteja olhando. http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iH3dj2zY15vw7bSJ7bR88FanNKSw

Táxis ainda sem planos para reforçar a oferta

A greve no sector dos transportes anunciada para amanhã poderá representar uma oportunidade de negócio para os táxis do Porto. No entanto, não se prevê que haja um reforço de oferta.
Contactada pelo JN, a Rádio Táxi do Porto lembrou que o número de sócios não pode aumentar. "Vamos andar como habitualmente. Não haverá reforço de táxis, sendo que o serviço, como é normal, estará assegurado na íntegra, todo o dia. Já a Táxis Invicta assinalou que nada foi decidido quanto a um eventual reforço do serviço, aproveitando um eventual aumento dos pedidos de veículos, por causa da paralisação.
Em Lisboa, onde circulam cerca de 3400 táxis diariamente, a greve está a ser encarada com normalidade pelas empresas do sector, embora algumas tenham convocados os seus quadros administrativos para reuniões no sentido de estudar eventuais planos de resposta. "Será um dia normal, mas vamos estar atentos às solicitações que forem sendo feitas. Não vemos razões para reforçar a frota", diz Ernesto Castanheira, presidente da direcção da Teletáxis.

domingo, 25 de abril de 2010

1º Comunicado do Movimento das Forças Armadas

 04h26 do dia 25 de Abril de 1974
Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas.
As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas.
Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.
Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária.

Poderia ter sido por outras palavras mas não era seguramente a mesma coisa.
A ser de outra forma não estávamos aqui a comentar,dizer o que vai na real gana ,criticar e opinar desdenhar e malhar no que apetecer.
Uma coisa tenho a certeza não estava aqui a escrever estas linhas
 Fernando Pacheco

Taxista roubado por dois casais

Vila Franca de Xira: Vítima teve faca encostada ao pescoço
Mal estacionou o táxi, o motorista foi ameaçado com uma faca no pescoço pelos quatro assaltante
Um taxista de 48 anos teve ontem de madrugada uma faca encostada ao pescoço durante alguns minutos, quando deixava em Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, dois casais que tinha transportado desde Lisboa. A vítima chegou mesmo a ser agredida com alguns murros pelos quatro assaltantes mas, segundo fonte policial disse ao CM, terá ficado mais aterrorizada em sequência das ameaças de morte que sofreu às mãos dos dois homens e duas mulheres.

O início da viagem ocorreu pelas 04h40, em Lisboa. Os dois homens, ambos negros, acompanhados por duas mulheres, entraram no carro de serviço do motorista e pediram-lhe que os transportasse à Póvoa de Santa Iria.

Os quatro passageiros terão trocado poucas palavras durante a viagem, até que o táxi chegou ao destino pretendido, a rua Afonso de Albuquerque, na Póvoa de Santa Iria, pelas 05h00. Nessa altura, o desencadear da violência terá sido quase imediato. Primeiro esmurrado, o taxista foi ameaçado com uma faca, que os quatro assaltantes lhe encostaram ao pescoço.

Obrigado a entregar os pertences, o motorista do táxi passou uma quantia em dinheiro, indeterminada, e o telemóvel para as mãos dos quatro assaltantes armados com uma faca. Após a fuga apeada dos dois casais, a vítima alertou de imediato a PSP, que investiga e procura os assaltantes.
fonte: CM

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O taxi mais rapido do mundo-Porsche Panamera Turbo Taxi

DEVERES DE MOTORISTA DE TÁXI

Sendo relativamente fácil aceder á profissão de motorista de táxi, muitos desconhecem as suas obrigações, ou esquecem-nas rapidamente.

Ser motorista de táxi não é só ter um porta moedas recheado de trocos, saber meia dúzia de ruas e usar óculos escuros.



Decreto-Lei nº 263/98 de 19 de Agosto de 1998


Artigo 5.º



Deveres do motorista de táxi


Constituem deveres do motorista de táxi:


a) Prestar os serviços de transporte que lhe forem solicitados, desde que abrangidos pela regulamentação aplicável ao exercício da actividade;
b) Obedecer ao sinal de paragem de qualquer potencial utente quando se encontre na situação de livre;
c) Usar de correcção e urbanidade no trato com os passageiros e terceiros;
d) Auxiliar os passageiros que careçam de cuidados especiais na entrada e saída do veículo;
e) Accionar o taxímetro de acordo com as regras estabelecidas e manter o respectivo mostrador sempre visível;
f) Colocar no lado direito do tablier, de forma visível para os passageiros, o certificado de aptidão profissional;
g) Cumprir o regime de preços estabelecido;
h) Observar as orientações que o passageiro fornecer quanto ao itinerário e à velocidade, dentro dos limites em vigor, devendo, na falta de orientações expressas, adoptar o percurso mais curto;
i) Cumprir as condições do serviço de transporte contratado, salvo causa justificativa;
j) Transportar bagagens pessoais, nos termos estabelecidos, e proceder à respectiva carga e descarga, incluindo cadeiras de rodas de passageiros deficientes;
l) Transportar cães-guia de passageiros cegos e, salvo motivo atendível, como a perigosidade e o estado de saúde ou higiene, animais de companhia, devidamente acompanhados e acondicionados;
m) Emitir e assinar o recibo comprovativo do valor do serviço prestado, do qual deverá constar a identificação da empresa, endereço, número de contribuinte e a matrícula do veículo e, quando solicitado pelo passageiro, a hora, a origem e destino do serviço e os suplementos pagos;
n) Facilitar o pagamento do serviço prestado, devendo para o efeito dispor de trocos até 10 Euros;
o) Proceder diligentemente à entrega na autoridade policial ou ao próprio utente, se tal for possível, de objectos deixados no veículo;
p) Cuidar da sua apresentação pessoal;
q) Diligenciar pelo asseio interior e exterior do veículo;
r) Não se fazer acompanhar de pessoas estranhas ao serviço;
s) Não fumar quando transportar passageiros.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Telemóveis com imagem e som 70 vezes mais rápidos

Em Aveiro, a PT Inovação é hoje palco de uma demonstração de redes móveis de quarta geração. É a nova tecnologia, que permite uma velocidade 70 vezes superior à dos actuais telemóveis e tem como consequência, por exemplo, uma melhoria da qualidade vídeo.

Volkswagen apresenta protótipo eléctrico Milano Taxi

































































                               
Volkswagen Milano TaxiA Volkswagen apresentou no Salão de Hannover 2010, na Alemanha, um protótipo eléctrico desenhado para servir de táxi nas grandes cidades, o Milano Taxi, que deverá chegar aos mercados em 2013. Desenvolvido para cumprir o objectivo do construtor alemão de liderar o sector dos automóveis pouco poluentes, o Milano está equipado com um propulsor eléctrico de 115 cavalos, alimentado através de uma bateria de iões-lítio que permite atingir a velocidade máxima de 120km/h e confere uma autonomia para 300 quilómetros.
O modelo tem 3,73 metros de comprimento, 1,66m de largura, 1,60 de altura e peso inferior a 1500kg, possuindo uma porta de correr do lado direito do veículo, a qual permite o acesso dos utilizadores ao banco traseiro. Neste protótipo, o lugar do passageiro da frente foi suprimido para existir mais espaço para transportar bagagem.
Volkswagen Milano TaxiNo interior, os passageiros poderão consultar, durante a viagem, um pequeno dispositivo com um ecrã que indicará informações sobre o local e os seus pontos de interesse turístico, enquanto que o condutor poderá controlar através de um computador “touchscreen” a temperatura dentro do veículo, o rádio táxi, o telefone e todos os sistemas de navegação.
O nome com que foi baptizado este veículo eléctrico, Milano, é inspirado no esquema de cores que o automóvel apresenta, verde e preto, igual ao utilizado nos táxis da cidade italiana de Milão. No entanto, não se sabe ainda se o modelo será realmente utilizado como táxi nesta cidade italiana.
Volkswagen Milano Taxi

terça-feira, 20 de abril de 2010

Taxista desmaia e colhe mulheres

Lisboa: Despistou-se e invadiu passeio onde seguiam três vítimas

Três mulheres ficaram gravemente feridas depois de atropeladas por um taxista que desmaiou ao volante, no sábado ao fim da manhã, na Estrada de Benfica, Lisboa. As vítimas juntam-se a outras duas jovens, com cerca de 20 anos, que morreram atropeladas em Lisboa, uma na Avenida 24 de Julho e outra na Segunda Circular, na madrugada de sexta-feira e no domingo, respectivamente. 

 "Ouvi um estrondo enorme e já só senti o táxi nas minhas pernas. Estou dorida porque, com o embate, fiquei estendida na estrada", conta ao CM Edite Freitas, 82 anos, uma das vítimas do acidente em Benfica. As mulheres seguiam no passeio quando foram colhidas. Duas delas foram projectadas – a mais nova, 24 anos, para dentro de uma loja e Edite para o meio da via. A mãe da jovem, com cerca de 60 anos, também foi atropelada pelo táxi. Todas receberam tratamento no Hospital de Santa Maria. Face à gravidade das lesões, a jovem acabou por ser transferida para o Curry Cabral.

Ao que o CM apurou, o motorista de táxi sofre de hipertensão e, como não tomou a medicação, sentiu-se mal quando circulava na estrada. Depois de entrar em despiste, subiu para o passeio e atropelou as três mulheres. "A menina foi a que ficou pior com o embate. Mas o taxista veio logo pedir-nos desculpas e preocupou-se com todas nós", recorda Edite Freitas.
De referir ainda que a violência do acidente destruiu uma caixa de electricidade da EDP da rua, o que fez com que não houvesse luz naquela zona da Estrada de Benfica até ao final do dia de sábado.
CONDUTORES MATAM E FOGEM
Duas jovens com pouco mais de 20 anos morreram vítimas de atropelamentos na sexta-feira e no domingo, em Lisboa. A primeira, de 21 anos, perdeu a vida na Avenida 24 de Julho, enquanto o condutor, um jovem também de 21 anos, fugiu do local a alta velocidade, mas rapidamente foi interceptado por agentes da PSP na avenida Ribeira das Naus. Apresentava uma taxa de álcool de 1,65 g/l no sangue e acabou detido. A vítima era de nacionalidade romena e teve morte imediata.
Já na madrugada de domingo, outra jovem foi morta, na Segunda Circular, também em Lisboa, por atropelamento. O condutor pôs-se em fuga e até agora não foi identificado pela PSP. O acidente ocorreu no sentido Norte/Sul, junto ao posto da Galp dos Olivais. Segundo fonte do INEM, foi enviada para o local uma ambulância mas a vítima estava já cadáver. Quando a PSP já estava no local houve ainda um acidente em que um veículo chocou com a viatura policial.

Contado ninguem acredita so ......VENDO!...

 Cruzamento na Russia

segunda-feira, 19 de abril de 2010

BREVE INTRODUÇÃO

Hoje resolvi divagar um pouco sobre o conceito de anormalidade, pessoas com comportamentos perturbados e desviantes com que lidamos no dia a dia, pessoas transtornadas mas aparentemente normais. O tema é controverso e deveras complexo. Reconhece-los é a maior dificuldade, mas eles andam por ai!

Estúpido, idiota, imbecil, débil mental são adjectivos que entre muitos outros podem ser utilizados como pejorativo.

No entanto cada um tem um significado científico.


Começo por lembrar uma frase de ALBERT EINSTEIN “existem apenas duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao universo”.


Geralmente temos a tendência para culpar a perversidade, a malícia, a megalomania, a incompetência, entre outros, pelas más decisões. Também contribuem para isso, é certo, mas um simples estudo do assunto, leva à conclusão de que a maior causa de erros é a estupidez pura.

Um dos muitos exemplos de estupidez é o uso da intriga e do poder de manipulação.


A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser simplesmente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às acções ou palavras das pessoas em causa. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil.


Segundo um estudo diz-se que quatro em cada cinco pessoas são suficientemente estúpidas para serem chamadas de estúpidas.


Na teoria de CARLO M. CIPPOLA são cinco as leis da estupidez:

  1. Sempre e inevitavelmente subestimamos o número de pessoas estúpidas existentes.
  2. A probabilidade de que uma pessoa seja estúpida é independente de qualquer outra sua característica
  3. (a Lei de Ouro): Uma pessoa estúpida é alguém que provoca dano a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir nenhum ganho para si, ou mesmo com prejuízo próprio.
  4. As pessoas não estúpidas sempre subestimam o poder de causar danos ás pessoas estúpidas.
  5. A pessoa mais perigosa que pode existir é a estúpida.

O idiota não desenvolve a fala, sendo incapaz de articular as palavras. É incapaz de desenvolver o seu pudor.

Os imbecis são acompanhados de um certo grau de desenvolvimento intelectual que os permite um mínimo de aprendizagem. Existem diferenças em grau e categoria que dificultam diferenciar a pessoa imbecil do normal, já que alguns conseguem a articulação oral, mas o défice de inteligência só lhes permite a aprendizagem mediante muitos esforços, enquanto outros que possuem boa memória, são capazes de desempenhar tarefas simples. O imbecil é caracterizado por sujeitar-se facilmente às sugestões, podendo constituir um perigo para os outros, por conta disso, se sugestionado para o mal, não têm um travão moral para questionar.

Em geral, não se afeiçoam à vida familiar, mas em contrapartida gostam de animais.


Os débeis mentais podem ter uma vida social relativa. O débil mental apresenta uma capacidade de julgamento perturbada e não se adequa facilmente a novas situações. A principal característica da deficiência mental é a redução da capacidade intelectual, situada abaixo dos padrões considerados normais.

Entre outras fontes:

“INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ESTUPIDEZ HUMANA” de WALTER B. PITKIN



P.S. A estupidez pode ser infinita, mas eu não nasci ontem nem vou desistir facilmente.

João Paulo Silva

domingo, 18 de abril de 2010

Conselhos práticos para poupar em combustível

Conheça as suas Regras de Ouro e reduza os consumos
1. Conduzir a uma velocidade o mais constante possível e, acima de tudo, com suavidade, evitando acelerações/desacelerações e travagens bruscas. (Pode poupar 15% de combustível conduzindo a 80 Km/h, em vez de 100 Km/h).

2. Usar a relação de caixa de velocidades mais alta possível. Uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, que resulta num menor consumo de combustível. (Potencial de poupança: 10%).

3. Cumprir os limites de velocidade, obtendo uma economia de combustível e contribuindo para a segurança rodoviária. (Um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível)

4. Verificar, todos os meses, a pressão dos pneus. A pressão errada obriga à substituição antecipada dos pneus. Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento (desgaste lateral) e o consumo de combustível. Uma pressão demasiado alta provoca um desgaste, no centro do pneu, e uma menor aderência na condução. (A pressão correcta permite-lhe uma poupança até 3%).

Leia mais sobre eco-condução

5. Manter o veículo afinado e verificar o nível do óleo com regularidade. (Potencial de poupança: 3%)

6. Escolher o melhor percurso nas deslocações e tentar antecipar o fluxo de trânsito. Uma rota bem planeada é um bom recurso para poupar combustível. (Potencial de poupança: 5%)

7. Adaptar a velocidade do veículo ao tráfego e evitar mudar de via de trânsito.

8. Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário. (O sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%)

Fonte: Fleet Magazine

Como poupar em 30% em combustível nas viaturas da sua empresa

Saiba onde pode abastecer mais barato a partir do seu telemóvel

Os preços dos combustíveis podem ser consultados através do telemóvel ou GPS a partir deste sábado.

A Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) vai tornar possível, de forma gratuita, um acesso mais rápido e mais confortável à informação sobre preços de combustíveis por posto de abastecimento e em todo o território continental.
“A informação agora prestada via ‘mobile’ reflecte a apresentada, desde Fevereiro de 2009, através do site da própria DGEG, onde é possível consultar os preços de venda actualizados para os diversos tipos de combustível, tendo também acesso a informações úteis sobre a localização, o horário de funcionamento e os serviços existentes em cada posto”, refere a DGEG num comunicado enviado à imprensa.
“O objectivo agora é ampliar as formas de acesso a esta informação e torná-la ainda mais funcional para a utilização pelo consumidor, em situações de maior conveniência, como por exemplo, durante a própria viagem”, pode ler-se no mesmo documento.
Para aceder a este serviço é necessário assinar um protocolo com a DGEG, cuja minuta está igualmente disponível na página electrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia e onde se estabelecem as condições da utilização da informação, nomeadamente a exigência de que o serviço a prestar seja fornecido gratuitamente.
Fonte: Diário Económico

sábado, 17 de abril de 2010

Taxistas ganham maior segurança

Albufeira: Sistema está a ser instalado em cerca de cem viaturas
Um moderno sistema de segurança, dotado de dispositivo de emergência e capacidade de localização dos veículos em tempo real, está a ser instalado nos táxis de Albufeira. Uma medida pioneira no Algarve, que deverá ser seguida na zona de Portimão. O investimento atinge os 200 mil euros – a autarquia comparticipa com 60 mil.
O designado Auriga Systems, concebido no Reino Unido, começou a ser implementado nos veículos no dia 25 de Março. O presidente da Albucoop – Cooperativa Rádio Táxis de Albufeira, Luís Santos, disse ao CM que, "se tudo correr bem, em Junho todos os 96 táxis já estarão equipados".
O Auriga é composto por uma central que contém o software de despacho, controlo e gestão do sistema de aparelhos móveis colocados nos veículos, utilizando o GPS para localização dos mesmos e GPRS (celular) para proceder à transmissão de dados.
"A decisão de se instalar o sistema prende-se sobretudo com a segurança, mas também vai permitir uma melhor gestão da frota", frisou o presidente da cooperativa.
Em Portimão, a Taxiarade também quer implementar um sistema semelhante. Em 2009, celebrou um protocolo com a autarquia, que garantiu um apoio de 125 mil euros, mas o acordo "ainda não foi posto em prática", disse José Carlos Narciso, presidente da cooperativa. Esta abrange ainda os concelhos de Lagoa (já existe um protocolo com a Câmara) e de Silves, num total de uma centena de viaturas.
José Branco, delegado distrital da associação Antral, diz que este sistema "é útil e necessário, embora não acabe com os riscos que existem nesta profissão".

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Táxis vão aumentar se o preço dos combustíveis não baixar



O presidente da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) aplaudiu hoje, quinta-feira, a "preocupação" do Ministro da Economia com a escalada do preço dos combustíveis, referindo que se este não baixar, as tarifas terão que aumentar.

Táxis vão aumentar se
 o preço dos combustíveis não baixar
Aumento do preço dos combustíveis poderá ter que se reflectir nas tarifas dos táxis
"Se não houver intervenção da parte do Governo, as tarifas de transportes vão ter que aumentar e isso prejudicará o publico em geral, mas se o ministro tiver alguma intervenção, os aumentos já não serão necessários", disse Florêncio Almeida em declarações à Lusa.
Em entrevista ontem ao programa Negócios da Semana, na SIC Notícias, Vieira da Silva disse que "o nível do preço é muito elevado e nalguns casos é difícil compreende porque é que é tão elevado".
O ministro da Economia revelou ainda que vai "procurar explicações junto das autoridades e das empresas desse sector".
Para o presidente da ANTRAL, o Governo deve também "actuar junto das empresas para que não haja aproveitamento vergonhoso, porque nos outros países os combustíveis são mais baratos".
"Alguma coisa está mal. Já é tempo mais do que suficiente para tomar medidas neste sector porque isto é vergonhoso", frisou. 
Em declarações à Lusa, o presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) garantiu esta manhã que ainda não recebeu nenhum pedido do Governo para investigar os preços dos combustíveis.
Num estudo aprofundado apresentado em Abril do ano passado, a AdC concluiu que os preços dos combustíveis em Portugal acompanham a tendência internacional e o facto de os postos terem preços semelhantes deve-se a um paralelismo de comportamento e não à existência de concertação.
O relatório final sobre os Sectores dos Combustíveis Líquidos e do Gás Engarrafado em Portugal conclui assim pela inexistência de práticas ilícitas a nível concorrencial.
Este estudo, que analisa todo o ano de 2008, confirma também uma das conclusões dos anteriores relatórios: existe um desfasamento no ajustamento dos preços em Portugal face às cotações internacionais e nas subidas os preços ajustam-se mais rapidamente do que nas descidas.
A AdC refere que o facto de os preços subirem uma semana mais cedo do que o que descem é também uma prática que acontece em vários mercados e que "não é necessariamente um problema de natureza concorrencial".
Para além disso, refere a AdC, apesar de existir esta assimetria de uma semana, os preços tendem a "a ajustar-se completamente à subida dos preços de referência internacionais".
O estudo aprofundado da AdC assinala ainda que os preços nacionais não se afastam muito da média da União Europeia.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ele queria era o policial !....... Sem palavras...

Das muitas situações existentes  na net este episódio destaca-se dos demais pela frieza demonstrada pelo assassino e a  reação do repórter na entrevista .


terça-feira, 13 de abril de 2010

OS CROMOS


A inteligência sempre me fascinou, sempre me interessei em perceber o que está por detrás da genialidade de uns e da estupidez de outros, por isso sempre tentei não cair na segunda. Não me considero estúpido, muito menos inteligente, sou apenas mais um entre os milhões de pessoas medianas, que diz aquilo que pensa sem medo de represálias.
Assumo o que digo, aceitando as consequências dos meus actos.
Envolvi-me nesta luta não para denegrir a COOPERATIVA RADIO TÁXIS COSTA DO SOL, nem os seus dirigentes, mas sim para tentar com o meu modesto contributo, melhorar as condições de trabalho de todos nós.
Nós (empregados) não temos voz dentro da cooperativa, mas somos no entanto os mais penalizados pelas atitudes de quem nos dirige.
Muitos dos proprietários das viaturas não estão minimamente interessados no funcionamento e gestão da Cooperativa á qual estão associados.
A informação aos seus motoristas é nula.
A sua participação na vida da Cooperativa resume-se ao pagamento da quota mensal e pouco mais.
Aproveitando o facto, quem dirige acha-se no direito de agir como entende, não respeitando regras por eles próprios criadas, desrespeitando tudo e todos.
Do alto do seu pedestal acham-se superiores, e arrogantemente utilizam métodos, muitas vezes vergonhosos com o intuito de submeter todos os outros ao seu querer.
Convivo mal com a cagança, com a arrogância, com a injustiça, e com os métodos utilizados pelos dirigentes desta cooperativa, não me inibo de os criticar sempre que ache conveniente.
Pode-se ou não subscrever o que digo, pode-se ou não concordar com os meus métodos, pode-se ou não concordar com as minhas ideias, pode-se ou não gostar da minha pessoa, no entanto ninguém me poderá acusar de não ser frontal, de dar a cara e assinar por baixo o que escrevo. Não me escondo atrás de NICKNAMES, nem mando recados por interpostas pessoas.
Este espaço, do qual sou um dos ADMINISTRADORES, tornou-se uma ferramenta para quem queira dar a sua opinião, criticar e reflectir sobre o que se passa neste nosso pequeno mundo (TÁXIS). Estamos abertos a todos não atendendo á sua condição. Aqui não há censura, aqui todos podem dizer o que pensam.
O nosso número de visitas prova-nos que a nossa voz (incómoda por vezes) é ouvida.
Os nossos “recados” chegam ao destinatário, apesar de negação dos visados.
No entanto, os ADMINISTRADORES deste espaço estão sujeitos a represálias.
São o rosto visível desta luta.
Já por duas ou três vezes, dirigentes desta Cooperativa tentam limitar a minha opinião.
Tentam através do Sr. Rodrigues (gerente da firma onde trabalho) calar-me. Fazendo certo tipo de insinuações tentam limitar os meus actos.
A última, teve como protagonista o proprietário da viatura nº 61, e presidente da mesa da assembleia-geral da Cooperativa. A conversa mantida entre ambos (hoje dia 12/04/2010) na praça de táxis de Bicesse, não produz em mim qualquer tipo de condicionalismo.
Cumpro as funções para as quais fui contratado com brio e profissionalismo, estou ciente dos meus direitos, por isso nada temo.
Fora do meu horário laboral, não devo satisfações a gerente, proprietário da viatura, nem a qualquer outra pessoa!
No entanto estamos rodeados de gente que mesmo burros que nem portas tentam ficar na história, quer pela sua burrice completa, quer pelas maravilhas que fizeram ou tentam fazer.
Há também os cromos, não no sentido irónico, mas sim no sentido de genialidade que está presente em todos os cromos!
Para estes fica o “RECADO”
Constituição da Republica Portuguesa
Artigo 37.º
Liberdade de expressão e informação
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.
João Paulo Silva

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Autódromo do Estoril está a oferecer a cidadãos comuns acesso aos volantes dos grandes bólides



Quem quiser pode dar uma voltinha num Ferrari ou num Lamborghini.

Dupla espanca e rouba taxista

Assaltantes violentos fugiram com 140 euros
Clientes recusaram pagar o transporte e agrediram o condutor, tentando estrangulá-lo
Um taxista de 46 anos foi ontem de madrugada violentamente agredido e roubado por dois jovens clientes na rua Pinhal do Chantre, em Leça do Balio, Matosinhos. A dupla de assaltantes recusou-se a pagar o transporte e obrigou o condutor a entregar todo o dinheiro que tinha. Acabaram por fugir a pé, levando 140 euros.

Eram 05h30 quando a dupla de ladrões, com cerca de 20 anos, apanhou o táxi na avenida dos Aliados, Porto. Quando os jovens chegaram ao destino, em vez de pagar o serviço agarraram com força a cabeça do taxista e tentaram estrangulá-lo com o cinto de segurança do carro.

Com o condutor imobilizado, a dupla destruiu os telemóveis da vítima e os aparelhos do carro para que aquela não pudesse pedir socorro. No final, mandaram o carro contra um poste, roubaram o taxista e fugiram. Em estado de choque, o taxista ainda conseguiu pedir ajuda, usando um telemóvel que estava escondido na mala do carro. Apesar das agressões, não precisou de ir ao hospital. A PSP de São Mamede Infesta está a investigar o caso.

PORMENORES
LOCAL ERMO
O destino dos ladrões era uma zona de casas em construção. Fica num lugar isolado e que era anteriormente um pinhal.

MUNIDOS COM FACA
Os jovens andavam com uma navalha mas não chegaram a usar a arma para atacar a vítima.

TAXISTA EM CHOQUE
Ontem, o condutor ainda estava a recuperar em casa do roubo de que foi vítima.

sábado, 10 de abril de 2010

Bombeiros vão receber 48 cêntimos por quilómetro

Os bombeiros passam a receber 48 cêntimos por quilómetro no transporte de doentes, na sequência de um acordo entre a Liga de Bombeiros Portugueses e o Ministério da Saúde.


O valor traduz um acréscimo de um cêntimo face ao preço que vigorava, actualizado pela última vez em Julho de 2008.

O aumento para 48 cêntimos é justificado perante 'os constrangimentos orçamentais e a evolução recente dos preços dos combustíveis', lê-se no despacho assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, publicado em Diário da República.
Esta actualização do preço por quilómetro produz efeitos desde 1 de Janeiro. No acordo celebrado em Agosto de 2009 o valor não sofreu qualquer agravamento.

DISCURSO DIRECTO

Duarte caldeira Pres. da Liga dos Bombeiros Portugueses sobre o aumento do preço por km no transporte de doentes.

Correio da Manhã – O aumento do preço por quilómetro pago pelo Estado no transporte de doentes satisfaz os bombeiros?
Duarte Caldeira – Não! Continua a ser insuficiente face aos custos que o serviço acarreta para as corporações. Mas tendo em conta a actual situação do País, aceitámos porque acaba por ser um contributo para minimizar o problema das associações humanitárias.

– Estão previstas outras medidas de compensação?
– Foi constituída uma equipa para acompanhar o evoluir do preço dos combustíveis e, em face disso, talvez seja possível acordar medidas correctivas de compensação.
– A actualização é retroactiva a Janeiro. Mas já a reclamavam há muito mais tempo.
– Infelizmente, essa é uma questão recorrente. O ideal era que as negociações fossem mais rápidas, mas isso não acontece e há sempre perda para os bombeiros.

– Empresas privadas de transporte de doentes e de táxis queixam-se que os bombeiros lhes fazem concorrência. Concorda?
– O transporte de doentes não é um negócio para os bombeiros. É mais um serviço que prestamos às populações. E fazemos isso desde 1968, enquanto as empresas de transporte de doentes só foram legalizadas em 1998.

– A Liga tem defendido a reorganização deste tipo de serviço?
– Sim, é necessário pensar em novos modelos de organização para melhorar a eficácia do serviço de transporte de doentes nas corporações. É preciso dar um salto em frente para melhorar a qualidade e a rentabilidade. O actual modelo está esgotado.

– Que soluções estão em análise?
– As associações podem agrupar-se em bases regionais, municipais ou locais e rentabilizarem os meios. O ideal seria criar-se um Serviço de Ambulâncias dos Bombeiros (SAD), à semelhança do sistema que funciona na Madeira.

Fonte: CM

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PODERIA SER !...... POLITICAMENTE INCORRETO mas nao era a mesma coisa

A Central Radio Táxi Costa do Sol (representantes) agiu de forma livre e e consciente com o propósito de obter um lucro que não tem direito criando uma «TAXA ADMINISTRATIVA ou FUNDO DE MANEIO».
Basta pois recuarmos um pouco ate a famosa listagem que ficou conhecida por «TOP 20»
Alem demais a cobrança de um valor superior ao estipulado na convençao de preços configura igualmente um crime de especulação  económica - art-35ºdo DL nº28/84 de 20 de Janeiro sendo passível de denuncia junto das entidades fiscalizadoras do sector ( 6 meses a 3 anos de prisão e multa nao inferior a 100 dias).
Qualquer operador de táxi não pode "a seu belo prazer"praticar os preços que lhe convém em detrimento dos direitos dos consumidores/clientes e da lei geral
O montante a cobrar será sempre aquele que indica o taxímetro (em conformidade com a convenção ) e não outro qualquer - nem mais nem menos- sem taxas ,cartões,promoções,fundos de maneio ou outra figura que lhe queiram chamar. Esta sim e a questão essencial e esta no cerne de toda a polemica

Fernando Pacheco

Como resolver danos em carros por causa de buracos nas estradas


                                                                                                                                                                                              Encontram-se várias zonas esburacadas nas principais cidades. Saiba o que fazer, se as condições da estrada lhe causar danos na viatura.





quarta-feira, 7 de abril de 2010

Rádio Táxis COSTA DO SOL tem «fundo de maneio»

Rádio Táxis cria «fundo de maneio» devido a atrasos no pagamento do transporte de doentes renais

O presidente da Rádio Táxis de Cascais afirmou, esta segunda-feira, que foi obrigado a criar um «fundo de maneio» para conseguir pagar aos sócios devido aos atrasos da Segurança Social ou das autoridades de Saúde no pagamento do transporte de doentes renais.


Carlos Dias, presidente da Rádio Táxis de Cascais, justifica diferença de valores com «pequena taxa administrativa»

Os doentes dos centros de Saúde de Cascais que fazem diálise e que optem por usar o táxi, até agora pago pela Segurança Social, terão de adiantar o dinheiro, sendo reembolsados até 60 dias.

A decisão foi justificada pela directora do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais, Helena Costa, com algumas situações irregulares detectadas na facturação dos táxis.

Num caso, «a facturação apresentada pela Rádio Táxis no mesmo percurso era substancialmente superior a um táxi normal», contou, considerando que decidiu alterar os «reembolsos de transportes e fazer cumprir a lei».
Confrontado com estas diferenças, o presidente da direcção da Rádio Táxis de Cascais afirmou que é uma «situação normal» e deve-se a uma «pequena taxa administrativa para fazer funcionar a estrutura».

Carlos Dias aproveitou ainda para denunciar atrasos no pagamento à empresa por parte do Estado, exemplificando que ainda está para receber o mês de Dezembro relativo ao transporte na zona da Parede.
Esta situação, acrescentou, obrigou a empresa a criar um «fundo de maneio» para pagar aos sócios.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1536516&tag=Transportes


Associação critica alterações no pagamento de táxis aos doentes renais

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1536508&tag=Transportes


Doentes renais que optem por táxi obrigados a adiantar dinheiro

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1536493&tag=Transportes

Fonte : TSF

terça-feira, 6 de abril de 2010

SACO AZUL, VERDE, VERMELHO!!! É ESCOLHER A COR

Estala a bomba e os foguetes vão no ar…arrebentam e ficam todos queimados!!!
Todos, salvo seja!!!
O objecto social desta Cooperativa (RTCS), não tem fins lucrativos, desenvolve a sua actividade na área de comunicações, organizando, mantendo em benefício dos seus associados, estações radiotelefónicas emissoras e receptoras e um serviço de radiocomunicações com auto táxis, etc, etc….
Assim consta dos seus estatutos publicados em Diário da Republica.
A bronca estalou na TSF.
Num caso a facturação apresentada pela Rádio Táxis apresentava no mesmo percurso valores superiores a um “Táxi normal”, alguém o disse!
Certamente em muitos outros casos se passará o mesmo. O Presidente da Cooperativa (RTCS) admitiu perante os microfones da rádio acima referida que é cobrada uma taxa administrativa com o intuito de manter a estrutura em funcionamento. A estrutura á muito que está montada e em pleno funcionamento.
Os honorários dos Alegados funcionários administrativos (vulgo, telefonistas em PART-TIME), são da responsabilidade dos associados da cooperativa.
As acções desta Direcção, neste, como em outros casos acarretam consequências, há quem seja prejudicado, mas nunca ninguém responsabilizado. O “PODER” confere-lhes imunidade quase que diplomática.
Seria bom que neste caso a culpa não morre-se solteira. Que alguém fosse punido, que alguém assumisse a culpa.
Esta Direcção, tentou imputar as culpas dos preços praticados, ás más praticas profissionais dos motoristas, acusando-os de tudo e mais alguma coisa.
Vem agora a saber-se o porquê dos preços inflacionados, A TAXA ADMINITRATIVA.
Muitos de nós foram acusados de ROUBAR a cooperativa, obrigados a pagar uma penalização por cada serviço que tenha sido considerado demasiado alto, viaturas proibidas de usufruir dos serviços da central. Tudo isto porque a seriedade é um ponto de honra desta Direcção.
Esta Cooperativa tem vindo a lesar os cofres da Segurança Social, sistematicamente ao longo dos anos.
Finalmente alguém achou por bem acabar com estas irregularidades (DRº HELENA COSTA – DIRECTORA DO AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAUDE DE CASCAIS), fê-lo tarde mas fez.
Espero que não fique por aqui, espero que faça uma rigorosa comparação dos preços agora praticados, e os anteriormente apresentados pela Direcção da Cooperativa (RTCS). Aí se verá a verdadeira dimensão das irregularidades.
Na sua participação aos microfones desta rádio o Sr. Presidente da APIR (Associação Portuguesa de Insuficientes renais, defendeu o cumprimento da lei. Eu defendo o mesmo, mas sem lesar os cofres da já depauperada Segurança Social.
Os doentes hemofílicos, são neste caso os mais prejudicados, têm a minha simpatia e solidariedade, mas há que por termo a estas situações irregulares. Só com atitudes firmes e determinadas pode-mos inverter o rumo de total descalabro a que chegou este pais. Á que agir cortando o mal pela raiz.
Certamente, e depois de esclarecida esta situação tudo voltará a funcionar na normalidade.
Numa postagem da rádio TSF o Sr. Director ACÁCIO BAETA diz que pediram uma reunião quando souberam que os centros de saúde estavam a contactar os doentes. Pelos vistos os associados são os últimos a saber o que se passa. O desrespeito para com estes é notório. Até á presente data tudo o que se sabe é por conversas de rua. NENHUM COMUNICADO DA DIRECÇÃO foi transmitido.
“ A SERIEDADE DOS HOMENS DEIXOU DE SER UM PONTO DE HONRA DE MUITOS E PASSOU A SER UM PREVILÉGIO DE ALGUNS”.
No melhor pano cai a nódoa!!!
João Paulo Silva
Táxi nº 103

sábado, 3 de abril de 2010

«Não ha fumo sem fogo»

«Não há fumo sem fogo»


O certo e que a Seg. Social não proibiu os doentes /clientes de se servirem dos taxis nas suas deslocações para os respectivos tratamentos e retorno.Podem continuar a faze-lo mas não através da RTCsol. Central deixa de ser intermediaria.

O que se consta e e sabido e que os preços cobrados pela Central a Seg. Social são diferentes daqueles que marca o taxímetro.Isto pelo que julgo saber chama-se especulação e na nossa actividade esta bem definida esta figura.

Para alguns Sócios ate pode ser um mal menor mas para muitos podem ir acendendo as velinhas e rezar pedir com toda a fé que tiverem para que a SEGURANÇA SOCIAL não exija a devolução de todos esses valores que abusivamente tem sido cobrado durante estes anos. Não seria a primeira vez que praticavam tal situação e com a falta de verba que anda para ai não sei não . Vamos esperar para ver e que possa estar redondamente enganado.
Mas a ser verdade e depois de ler O BOLETIM INFORMATIVO Nº22 da RTCSol com tanto brio-profissional com tanta altivez arrogância e cagança da parte destes senhores DIRECTORES
Depois de dispararem em todos os sentidos estes senhores acabaram acertando no próprio pé .
Podem ate dizer agora que como mero assalariado de um SOCIO não tenho nada a ver com isto.
Pois não tenho não senhor nem quero ter!....
Todos nos já assistimos a colegas que foram acusados de denegrir a imagem da central e o seu bom nome com argumentação duvidosa e foram castigados implacavelmente por estes senhores ao abrigo do ART  26
( contravenção- suspensão de 5 a 30 dias )
Da ultima vez que passei por Caparide (Central) a porta principal por onde entrei  encontra-se ao fim do corredor logo após a sala de espera para quem sai a direita.
E que a porta dos fundos nao existe e e perigoso estamos no primeiro andar - SO HA UMA SAIDA A PORTA DA RUA

Um abraço
Fernando Pacheco

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SECOU A TETA!!!

Secou a teta!!! Já não há leite!!! Acabou-se a mama!!!
Primeiro pensei ser piada, Afinal era 1º de Abril.
Depois constatei ser um triste facto.
A Segurança Social rescindiu o acordo de vários anos que mantinha com a COOPERATIVA RADIO TÁXIS COSTA DO SOL para o transporte de doentes para as clínicas de hemodiálise.
Conversei com vários clientes/doentes que estavam abrangidos por este acordo, com o intuito de saber a razão do sucedido.
A razão é bastante simples! A Direcção da COOPERATIVA RADIO TÁXIS COSTA DO SOL cobrava á Segurança Social valores superiores aos que realmente eram praticados pelos motoristas quando efectuado o serviço de transporte do cliente/doente.
Por se sentir lesada, a Segurança Social rescindiu o referido acordo.
Os clientes/doentes foram informados pela assistente social que não lhes estava vedado efectuar as suas deslocações para os tratamentos de táxi.
Poderiam estes optar por se deslocar de ambulância ou de táxi conforme a sua preferência. Os custos das deslocações seriam pagos mediante apresentação da factura do referido serviço.
Nunca foi posta em causa a honestidade dos motoristas que efectuaram o transporte dos clientes/doentes.
Foi claramente dito que a razão desta resolução por parte da Segurança Social se devia única e exclusivamente á especulação de preços praticada pela Direcção da COOPERATIVA RADIO TÁXIS COSTA DO SOL.
Tenho conhecimento de valores apresentados á Segurança Social que são em média 35% superiores aos valores realmente cobrados pelos motoristas, provavelmente haverá outros valores.
A especulação de preços é crime punido por lei.
Basicamente continuará tudo na mesma, mas nada será igual.
Os clientes/doentes continuarão a necessitar de fazer os tratamentos.
Os táxis continuarão a efectuar o transporte dos clientes/doentes nas suas deslocações.
No entanto clientes/doentes, associados e cooperantes são prejudicados.
Os clientes/doentes terão a partir desta data de suportar os custos das suas deslocações aos tratamentos, apresentando as respectivas facturas á Segurança Social que posteriormente lhe serão pagas. Um encargo que nos tempos que correm e tendo em conta a situação difícil em que muitos clientes/doentes se encontram, torna impossível de concretizar.
Existe também a possibilidade de um acordo entre o cliente/doente e um qualquer motorista de táxi disposto a assumir a despesa do transporte até ao final de cada mês. Também aqui muito poucos motoristas estarão dispostos e poderão suportar valores na ordem das dezenas senão centenas de euros durante um mês. Muito poucos estarão em condições de serem a muleta do cliente/doente.
Esta situação tem responsáveis, e há que apontá-los.
A vergonha e o descrédito mais uma vez caiu sobre a COOPERATIVA RADIO TÁXIS COSTA DO SOL.
Quem tanto apregoava a honestidade, a seriedade, o rigor, o respeito pelo cliente, está agora calado. Este é o momento de darem a cara, de darem explicações. É necessário informar os associados/cooperantes.
Tenho no entanto dúvidas que tal suceda. Os Senhores Directores vão continuar do alto do seu pedestal arrogantes como sempre, sem prestar esclarecimentos a ninguém, CALADOS e com a cabeça enterrada na areia, posição própria das avestruzes.
É triste, é vergonhoso, mas é a realidade.
Esta Direcção ficará na história da COOPERATIVA RADIO TÁXIS COSTA DO SOL pelos piores motivos.
Ficará conhecida como a Direcção que conseguiu acabar com os vulgarmente conhecidos entre nós como “SERVIÇOS DA CENTRAL”.
Transcrevo aqui uma passagem do boletim informativo nº 22/Prospecto eleitoral da responsabilidade exclusiva da anterior/actual Direcção:
“ A SERIEDADE DOS HOMENS DEIXOU DE SER UM PONTO DE HONRA DE MUITOS E PASSOU A SER UM PREVILÉGIO DE ALGUNS”.
Quem é sério não necessita de apregoar o facto, basta sê-lo.
Meus senhores tenham vergonha.
Nota: Se se provar que o que aqui escrevo não é verdade, assumirei as consequências, e apresentarei as minhas desculpas.
João Paulo Silva
Táxi 103