A frota de táxis de Albufeira está equipada desde o passado dia 19 de Julho com o sistema “Táxi Mais Seguro” implantado em 95 viaturas em circulação pelo concelho.
Os carros dispõem de um terminal com várias funcionalidades, que se encontra ligado à central de táxis. É um mecanismo de emergência, passível de ser accionado a qualquer momento pelo condutor.
“Assim que o botão é pressionado, a operadora que se encontra na central recebe o alerta e envia uma mensagem para toda a frota, onde é mostrada a localização do automóvel em apuros. Isto permite que os veículos mais próximos possam prestar socorro”, explica Luís Filipe dos Santos, presidente da Direcção da Albucoop- Cooperativa Rádio Táxis de Albufeira.
A localização dos veículos é captada em toda a Península Ibérica e numa situação de emergência é enviada uma mensagem de 20 em 20 segundos para todos os carros, indicando onde se encontra a viatura em questão.
Luís Filipe dos Santos acrescenta: “Pretendemos ainda estabelecer uma parceria com as autoridades, no sentido do alerta ser também recebido pela Guarda Nacional Republicana, de forma a haver uma intervenção de imediato”.
Com um investimento a rondar os 200 mil euros, o sistema é pioneiro a nível do Algarve: “Apenas Lisboa e Porto possuem um equipamento semelhante”, garante o mesmo responsável.
A implantação do sistema contou com o apoio da Câmara Municipal em 60 mil euros. Para o presidente da Autarquia, Desidério Silva, este sistema “é uma mais valia para o município” pois permite que “taxistas e passageiros circulem de forma mais segura”.
Sem comentários:
Enviar um comentário