O táxi como negócio - Taxista Empreendedor

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nissan entrega táxis elétricos em SP


A Nissan entrega nesta terça-feira, 5, os dez primeiros táxis elétricos da cidade de São Paulo. Os modelos Leaf, que já são vendidos no Japão, na Europa e nos Estados Unidos, vão circular pela capital paulista a partir de pontos de alta rotatividade, como o Aeroporto de Congonhas, segundo uma fonte de Automotive Business.

De acordo com a mesma fonte, essa foi a solução encontrada para introduzir os veículos elétricos no País: conceder vagas em pontos de táxi de alto valor (em Congonhas, uma vaga não sai por menos de R$ 200 mil) para compensar o alto custo de aquisição do carro, algo em torno de R$ 120 mil, já que no Brasil, ao contrário do mundo desenvolvido, não existem incentivos para compra de elétricos. Aqui eles pagam até mais impostos do que os modelos nacionais convencionais, especialmente os importados de fora do Mercosul ou México, que recolhem alíquota de 35% e 30 pontos extras de IPI.

Essa não era a ideia inicial. Em junho de 2011, a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault Nissan e a Eletropaulo assinaram um protocolo de intenções para a aquisição e operação de carros elétricos em frotas oficiais da cidade, a começar pela Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET (leia aqui). Contudo, o projeto esbarrou na necessidade de abrir concorrência pública para a compra dos veículos, o que inviabilizou o negócio, já que o carro elétrico custa muito mais caro do que qualquer outro e não haveria como justificar o gasto público. Assim, a solução foi barganhar vagas de alto valor para taxistas pelo uso do automóvel elétrico.

Nesta terça-feira pela manhã, representantes da Nissan do Brasil, da AES Eletropaulo e da Associação de Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax) se reúnem com o prefeito da capital, Gilberto Kassab, na Sampa Taxi, no Bairro do Belém, para anunciar o lançamento do “Projeto Piloto de Táxi Elétrico”. Segundo a empresa, a proposta é avaliar a viabilidade do uso de veículos movidos a eletricidade como táxis na cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário