A Adlight nasceu de uma ideia retirada de um filme cuja acção se passava em Nova Iorque. João Pedro Lucena, administrador e criador da Adlight, que se dedica à exploração do negócio de publicidade em táxis, amadureceu a ideia e estabeleceu os contactos para poder avançar com o negócio. Foi necessária a alteração de uma portaria e uma parceria com a Antral. Os táxis já circulam por Lisboa desde Julho e, neste momento, são mais de 200 na região da capital, explicou em entrevista por e-mail.
Como surgiu a ideia de criar a Adlight? A empresa dedica-se exclusivamente à exploração do negócio de publicidade para táxi?
A ideia nasceu há cerca de quatro anos, quando estava a ver um filme cuja acção se passava em Nova Iorque e, numa cena do filme, o protagonista estava a sair dum táxi com publicidade no tejadilho.
Lembro-me de que verbalizei: "Vou fazer isto".
Esta expressão surge num contexto temporal em que tinha passado relativamente pouco tempo desde que tinha vendido uma participação numa empresa ligada à comercialização de espaço publicitário. Tinha tomado a decisão de vender, pois tinha aparecido uma boa proposta para venda e essa proposta surgiu num tempo em que estava a pensar fazer um doutoramento, o qual terminei em Junho passado.
A criação da Adlight veio a concretizar-se com a entrada do Grupo MGS, que trouxe não só o investimento no capital da empresa, mas também toda a experiência de Pedro Pinto Souto no sector automóvel.
A empresa dedica-se exclusivamente à exploração de meios publicitários luminosos para táxis.
Que investimento foi necessário para o arranque da vossa empresa? Replicaram algum modelo de negócio internacional?
O investimento para o primeiro ano foi de 200 mil euros e o modelo de negócio é uma simbiose entre o que se faz nos EUA, a prática dos players do sector do Exterior Publicitário em Portugal e alguns segredos mais.
Para quando está prevista a recuperação do investimento?
Esperamos o Pay back em dois anos e o ponto de equilíbrio económico em Março de 2011.
Como são e quais as principais vantagens da publicidade nos tejadilhos dos táxis, em relação a outros suportes?
O meio exterior, conhecido por "outdoor", é por natureza um óptimo veículo para tornar visíveis as marcas junto das pessoas no seu dia-a-dia, quando estão fora de casa.
No entanto, para além desta visibilidade, que nem a imprensa nem a televisão conseguem, o meio exterior pode funcionar como um "reminder" e complemento de campanhas que estejam a decorrer na televisão. A questão que se poderá agora colocar é qual a vantagem do suporte "Topos de Táxi" no contexto do Exterior.
Responder-lhe-ia que está visível 24 horas por dia, pois à noite é iluminado; está localizado em posição de destaque na paisagem urbana e dentro do campo visual e próximo das pessoas; está concentrado onde há mais população a trabalhar ou a divertir-se.
Em suma, tem uma excelente cobertura e uma frequência de contactos muito boa, o que torna, de facto, num suporte que não passa despercebido a ninguém.
Porque só foi agora adoptado este suporte de publicidade? Quando começou a circular o primeiro táxi com este suporte? Quantos táxis estão equipados neste momento e quais as previsões a breve prazo?
Havia uma portaria, a 277/99, que limitava a colocação de publicidade nos táxis às portas e ao guarda-lamas traseiro. Há cerca de três anos e meio, solicitei ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a alteração dessa portaria, de forma a que se previsse, devidamente regulamentada, a possibilidade de publicidade nos tejadilhos dos táxis.Havia uma portaria, a 277/99, que limitava a colocação de publicidade nos táxis às portas e ao guarda-lamas traseiro. Há cerca de três anos e meio, solicitei ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a alteração dessa portaria, de forma a que se previsse, devidamente regulamentada, a possibilidade de publicidade nos tejadilhos dos táxis.
O processo teve o seu desfecho em Março deste ano, quando foi publicada a portaria 134/2010, que prevê a possibilidade de colocação de publicidade nos tejadilhos dos táxis.
O primeiro táxi foi montado em Julho e, neste momento, temos 200 táxis a circular na região de Lisboa.
Como surgiu e o que consta no protocolo celebrado com a Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (Antral)?
A nossa pretensão junto do IMTT era também uma velha pretensão da Antral e portanto a aproximação a esta prestigiada associação foi natural.
O protocolo entre a Antral e a Adlight estabelece um conjunto de obrigações e contrapartidas de ambas as partes, das quais destacaria a angariação de associados por parte da Antral para colocação de publicidade no tejadilho dos seus carros e uma contrapartida financeira para a Antral por esta prestação de serviços. Nesse protocolo, estão também estabelecidas as contrapartidas financeiras para remunerar os industriais/associados da Antral.
Quanto custa uma campanha neste novo suporte?
Neste momento, com 200 táxis e 400 faces, o preço de tabela para vagas semanais é de 27 600 euros, o que equivale a dizer que são 69 euros por face/semana.
Como pretendem crescer? Como vai evoluir a vossa distribuição geográfica?
Pensamos duplicar a dimensão da actual rede para 800 faces, 400 táxis, 100 dos quais no Porto, durante o período compreendido entre o quatro trimestre deste ano e o primeiro do ano que vem.
Este suporte publicitário afecta o consumo e a aerodinâmica do veículo, com consequências nos consumos de combustível dos táxis?
Não afecta nem a aerodinâmica nem o consumo, pelo simples motivo de que se trata de um suporte com cerca de 10 quilo distribuídos pelo eixo longitudinal do tejadilho e o seu formato "corta o vento". Por outro lado torna o táxi mais visível na aproximação a cruzamentos (mais segurança) e na angariação de clientes.
Como surgiu a ideia de criar a Adlight? A empresa dedica-se exclusivamente à exploração do negócio de publicidade para táxi?
A ideia nasceu há cerca de quatro anos, quando estava a ver um filme cuja acção se passava em Nova Iorque e, numa cena do filme, o protagonista estava a sair dum táxi com publicidade no tejadilho.
Lembro-me de que verbalizei: "Vou fazer isto".
Esta expressão surge num contexto temporal em que tinha passado relativamente pouco tempo desde que tinha vendido uma participação numa empresa ligada à comercialização de espaço publicitário. Tinha tomado a decisão de vender, pois tinha aparecido uma boa proposta para venda e essa proposta surgiu num tempo em que estava a pensar fazer um doutoramento, o qual terminei em Junho passado.
A criação da Adlight veio a concretizar-se com a entrada do Grupo MGS, que trouxe não só o investimento no capital da empresa, mas também toda a experiência de Pedro Pinto Souto no sector automóvel.
A empresa dedica-se exclusivamente à exploração de meios publicitários luminosos para táxis.
Que investimento foi necessário para o arranque da vossa empresa? Replicaram algum modelo de negócio internacional?
O investimento para o primeiro ano foi de 200 mil euros e o modelo de negócio é uma simbiose entre o que se faz nos EUA, a prática dos players do sector do Exterior Publicitário em Portugal e alguns segredos mais.
Para quando está prevista a recuperação do investimento?
Esperamos o Pay back em dois anos e o ponto de equilíbrio económico em Março de 2011.
Como são e quais as principais vantagens da publicidade nos tejadilhos dos táxis, em relação a outros suportes?
O meio exterior, conhecido por "outdoor", é por natureza um óptimo veículo para tornar visíveis as marcas junto das pessoas no seu dia-a-dia, quando estão fora de casa.
No entanto, para além desta visibilidade, que nem a imprensa nem a televisão conseguem, o meio exterior pode funcionar como um "reminder" e complemento de campanhas que estejam a decorrer na televisão. A questão que se poderá agora colocar é qual a vantagem do suporte "Topos de Táxi" no contexto do Exterior.
Responder-lhe-ia que está visível 24 horas por dia, pois à noite é iluminado; está localizado em posição de destaque na paisagem urbana e dentro do campo visual e próximo das pessoas; está concentrado onde há mais população a trabalhar ou a divertir-se.
Em suma, tem uma excelente cobertura e uma frequência de contactos muito boa, o que torna, de facto, num suporte que não passa despercebido a ninguém.
Porque só foi agora adoptado este suporte de publicidade? Quando começou a circular o primeiro táxi com este suporte? Quantos táxis estão equipados neste momento e quais as previsões a breve prazo?
Havia uma portaria, a 277/99, que limitava a colocação de publicidade nos táxis às portas e ao guarda-lamas traseiro. Há cerca de três anos e meio, solicitei ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a alteração dessa portaria, de forma a que se previsse, devidamente regulamentada, a possibilidade de publicidade nos tejadilhos dos táxis.Havia uma portaria, a 277/99, que limitava a colocação de publicidade nos táxis às portas e ao guarda-lamas traseiro. Há cerca de três anos e meio, solicitei ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a alteração dessa portaria, de forma a que se previsse, devidamente regulamentada, a possibilidade de publicidade nos tejadilhos dos táxis.
O processo teve o seu desfecho em Março deste ano, quando foi publicada a portaria 134/2010, que prevê a possibilidade de colocação de publicidade nos tejadilhos dos táxis.
O primeiro táxi foi montado em Julho e, neste momento, temos 200 táxis a circular na região de Lisboa.
Como surgiu e o que consta no protocolo celebrado com a Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (Antral)?
A nossa pretensão junto do IMTT era também uma velha pretensão da Antral e portanto a aproximação a esta prestigiada associação foi natural.
O protocolo entre a Antral e a Adlight estabelece um conjunto de obrigações e contrapartidas de ambas as partes, das quais destacaria a angariação de associados por parte da Antral para colocação de publicidade no tejadilho dos seus carros e uma contrapartida financeira para a Antral por esta prestação de serviços. Nesse protocolo, estão também estabelecidas as contrapartidas financeiras para remunerar os industriais/associados da Antral.
Quanto custa uma campanha neste novo suporte?
Neste momento, com 200 táxis e 400 faces, o preço de tabela para vagas semanais é de 27 600 euros, o que equivale a dizer que são 69 euros por face/semana.
Como pretendem crescer? Como vai evoluir a vossa distribuição geográfica?
Pensamos duplicar a dimensão da actual rede para 800 faces, 400 táxis, 100 dos quais no Porto, durante o período compreendido entre o quatro trimestre deste ano e o primeiro do ano que vem.
Este suporte publicitário afecta o consumo e a aerodinâmica do veículo, com consequências nos consumos de combustível dos táxis?
Não afecta nem a aerodinâmica nem o consumo, pelo simples motivo de que se trata de um suporte com cerca de 10 quilo distribuídos pelo eixo longitudinal do tejadilho e o seu formato "corta o vento". Por outro lado torna o táxi mais visível na aproximação a cruzamentos (mais segurança) e na angariação de clientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário