Os simpáticos táxis de três rodas, comuns na Índia, ganharam uma versão europeia mais moderna e ecológica. Uma empresa holandesa anunciou o lançamento de tuk tuks elétricos para transporte público.
A Tuk Tuk Factory decidiu apostar na fabricação local de tuk tuks elétricos por causa das rígidas leis europeias para a homologação de veículos importados. Seria mais trabalhoso para a empresa adequar os tuk tuks importados às regras de segurança e de controle de emissão de poluentes do que fabricar um do zero.
Assim, a partir do desenvolvimento de uma bateria de 400 kg, a Tuk Tuk Factory elaborou o projeto do veículo elétrico ao redor dela. De acordo com a empresa, a bateria de solução ácida de 15 kWh, quando totalmente carregada, oferece autonomia de 70 a 80 km, dependendo das condições de uso. O veículo usa um motor de 72V. O tempo de recarga da bateria é de 10 a 12 horas.
A versão do tuk tuk elétrico para três ocupantes e a para carga atingem 50 km/h de velocidade máxima. Por outro lado, a limotuck — versão para seis pessoas — não passa dos 35 km/h.
Segundo informações da fabricante, em breve três novos modelos chegarão ao mercado europeu com a opção de baterias de íons de lítio, mais rápidas para recarregar. Os tuk tuks elétricos custam entre US$ 15.110 e US$19.231, de acordo com a versão escolhida.
Sem comentários:
Enviar um comentário