Apesar do domínio avassalador da Mercedes no mercado europeu no que diz respeito a táxis, alguns proprietários, pelos mais diversos factores, escolhem outras marcas para desenvolverem a sua actividade, tais como Opel, Renault, Ford, Porsche...
É certamente um dos trabalhos que mais desgaste provoca nos automóveis ligeiros. A presença da Mercedes nos táxis (a aprofundar num post mais à frente) neste sector de actividade é esmagadora, seja por motivos relacionados com a fiabilidade dos seus modelos, os consumos ou simplesmente a disponibilidade de peças ao longo da vida útil dos seus modelos. Contudo, este Porsche que aqui mostrámos, circula nas ruas alemãs no meio do domínio da marca da estrela.
O modelo escolhido por este proprietário foi o Panamera Turbo. É idêntico aos modelos que qualquer particular poderá comprar (haja dinheiro e goste-se do bicho) e a única diferença além da cor, são os acessórios próprios dos táxis, e um discutível bloco de notas preso no para-brisas... fora isso, é um Panamera como os outros.
O feliz proprietário deste "carro de trabalho" não dispensou alguns items que lhe conferem um ar mais personalizado, como o volante...
... e uma esteira para as costas!
Sendo viaturas sujeitas a um desgaste contínuo e severo, é uma decisão arrojada a de escolher como veículo de trabalho um carro com estas características. Não me refiro à configuração da carroçaria, já que apesar de ser um super-familiar, comporta perfeitamente 3 adultos (+ o condutor) e dispõe de uma bagageira ampla. O "senão" é mesmo a motorização , já que usar um carro destes a gasolina (nem sequer a GPL é), e sujeito a um uso, essencialmente urbano, com estas características, é altamente dispendioso a nível de consumos e de manutenção. E as peças Porsche não são própriamente baratas... É mais um exemplo da diferença que existe entre alguns países europeus e respectivas economias, já que usar em Portugal, essencialmente no centro do Porto ou Lisboa, um Porsche Panamera Turbo, não deverá de estar sequer nos sonhos daqueles que todos os dias dependem da fiabilidade e economia das suas viaturas para trabalhar.
A palavra contrasenso assume uma nova dimensão ao vermos esta imagem...Apesar de tudo, este Sr. Taxista deve certamente sorrir bastante ao longo das suas viagens, fruto do seu brinquedo de 8 cilindros com 4806 c.c. e 500 cv e caixa PDK e um consumo urbano, segundo a marca de apenas 18L/100km...
Se quiser encomendar um, este senhor de óculos escuros entrega-lhe o carro, pronto a usar (tipo chave-na-mão).
Se quiser encomendar um, este senhor de óculos escuros entrega-lhe o carro, pronto a usar (tipo chave-na-mão).
Sem comentários:
Enviar um comentário